Santa Catarina: Brigada médica cubana compromete-se continuar a trabalhar em prol da saúde da população

A representante da brigada médica cubana em Santa Catarina comprometeu-se hoje a continuar a trabalhar e a respeitar os laços de amizade entre Cuba e Cabo Verde para a saúde e bem-estar da população.

A garantia foi dada por Maylin Mendoza, que falava à imprensa, à margem da jornada científica de profissionais de saúde no Hospital Regional Santa Rita Vieira (HRSRV), promovido no âmbito do Dia da Medicina Latino-americana, que decorreu sob o lema “orgulhosos de ser médicos”.

“Vamos continuar a trabalhar e a respeitar os laços de amizade entre Cuba e Cabo Verde e prestar um bom atendimento e dedicar todo o nosso esforço aos pacientes, que consideramos nossa família”, comprometeu-se a também médica génico-obstetra cubana.

Nesse sentido, aproveitou em nome dos médicos cubanos em Cabo Verde, em particular dos de Santa Catarina (ilha de Santiago) para agradecer os cabo-verdianos pelo acolhimento e por lhes terem tratado de amigos e família.

Relativamente, à jornada científica, explicou que visou partilhar conhecimentos sobre algumas doenças, principalmente as que afectam o município de Santa Catarina onde laboram 16 médicos cubanos, referindo-se à hemorragia pós-parto e o alcoolismo.

Sobre a hemorragia pós-parto, lembrou que é muito frequente, não obstante não terem registado nenhuma complicação, ou seja, morte materna.

N evento, que teve lugar na sala de reuniões do Gabinete Técnico da RSSN, em Achada Falcão, Santa Catarina, foram debatidos três painéis, “hemorragia pós-parto: manejo obstétrico”, “pneumonia não tuberculosa: complicações cirúrgicas” e “reanimação cardiopulmonar-cerebral em gestantes”.

A brigada médica cubana em Santa Catarina é composta por 16 médicos, que trabalham no HRSRV e centros de saúde da Região Sanitária Santiago Norte (RSSN), nas especialidades como anestesia, cirurgia, genecologia, oftalmologia, ortopedia e pediatria, e ainda um grupo no combate à pandemia da covid-19.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest