Santa Catarina: Universidade de Santiago assinala Dia Mundial da Alimentação com feira gastronómica

A Universidade de Santiago (US), através do curso de Nutrição e Qualidade Alimentar (NQA), assinalou o Dia Mundial da Alimentação, a ser comemorado este sábado, com uma feira gastronómica que visa apresentar os produtos desenvolvidos pelos alunos do curso.

Em declarações à Inforpress, o coordenador do referido curso, Ricardo Mendes, disse que a exposição , que vai mostrar diversas preparações culinárias com ingredientes que as pessoas têm desperdiçado, se enquadra no âmbito do Dia Mundial da Alimentação assinalado este ano sob o lema “Agir para o Futuro”: Melhorar a produção, a Nutrição, o Ambiente e as condições de Vida”.

O evento, que vai ainda alertar que a forma como preparamos os alimentos acaba interferindo enormemente no ambiente, e, por conseguinte, na mudança climática e qualidade de vida das pessoas, segundo a mesma fonte, visa ainda celebrar o terceiro ano do lançamento do curso de licenciatura em NQA na US.

O aproveitamento integral dos alimentos, conforme o académico, vai trazer melhor nutrição e vai contribuir para menor degradação ambiental.

De entre os produtos desenvolvidos pelos alunos, destacam-se geleias de manga e caju, linguiça de frango e bolo de farelo de milho.

Relativamente ao curso, adiantou que este ano vão contar com mais uma turma, com 18 alunos, que vão juntar-se os do 3º e 4º anos, totalizando assim mais de 60 discentes.

Também hoje em Santa Catarina, a Instituto Cabo-Verdiana de Acção Social Escolar (FICASE) e a Sumol Compal, enquadrado nas celebrações do Dia Mundial da Alimentação, realizaram o Dia Compal em Cabo Verde, na Escola de Manchole, com palestra sobre nutrição, dança aeróbica e jogos pedagógicos.

Celebrado desde 2008 em vários concelhos do País, o evento, segundo a organização, tem como objectivo principal reforçar o apelo à consciencialização dos alunos, pais e encarregados de educação e comunidade educativa no seu todo sobre a necessidade de se ter uma alimentação saudável, de forma lúdica, proporcionando momentos de diversão, convívio e aprendizagem de hábitos e estilos de vida saudáveis.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest