São Lourenço dos Órgãos ganha passadeira aérea de mobilidade inclusiva

As localidades de Mato Raia, Lajedo e Carreira, em São Lourenço dos Órgãos, Santiago, têm a partir desta segunda-feira, 19, uma passadeira aérea de mobilidade inclusiva que liga estas comunidades à cidade centro daquele município, João Teves.

O ministro da Família e Inclusão Social, Fernando Elísio Freire, que presidiu ao ato de inauguração, disse que se está perante “um ato simples mas com simbolismo e com um grande significado”.

“Estamos a unir localidades e permitir que pessoas com mobilidade reduzida e toda a população possam se deslocar de um lado para o outro. É um momento extremamente importante”, afirmou.

Aliás, é nesta linha que, frisou, o Governo quer continuar a trabalhar em colaboração com as câmaras municipais e com a sociedade civil, no sentido de fazer com que nenhum cabo-verdiano fique para trás e se sinta limitado no seu direito de ir e vir e de circular por causa da sua condição física ou económica.

“Neste quadro, quero também dizer que no próximo ano, durante o ano de 2023, no quadro do alargamento da Pensão Social Mínima, aqui em São Lourenço dos Órgãos, iremos introduzir mais 47 famílias, passando a constar 788 famílias só neste município”, anunciou.

Ainda no rol dos anúncios, Fernando Elísio Freire avançou que o Governo irá fazer com que, no quadro da Estratégia Nacional de Inclusão, que está em aprovação, para que os processos de acesso aos edifícios públicos, de circulação de pessoas nas ruas, de acesso ao emprego sejam reforçados para que, de facto, haja uma “inclusão efetiva” de todos os cabo-verdianos, independentemente de suas condições.

“Este é um início, vamos ter mais passadeiras do tipo noutros cantos de Cabo Verde, que precisam, mas, mais do que isso, temos que continuar com este processo de fazer com que haja maior autonomia de pessoas com deficiência para que tenham acesso ao emprego, saúde, educação”, prosseguiu.

Fernando Elísio Freire realçou ainda que é preciso reforçar e que, lá onde forem necessárias intervenções para facilitar a circulação, o Governo estará também para o fazer, inserido “num esforço enorme que tem sido feito para incluir, tanto pessoas com deficiência, como as pessoas idosas”.

Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos, Carlos Vasconcelos, disse que se está perante um “projeto importante” que irá melhorar a acessibilidade destas comunidades, que durante a época das chuvas costumam enfrentar problemas com o acesso às estradas, inclusive alunos a ficarem sem acesso às escolas.

“Mas este projeto vai permitir melhorar a acessibilidade também para pessoas com deficiência que moram nestas localidades, que também sofriam com a questão da mobilidade”, acrescentou.

Carlos Vasconcelos disse ainda que se tratava de uma preocupação da câmara juntamente com a Fundação Sima Júlia, parceira nesta iniciativa.

“Desde o início consideramos a Fundação Sima Júlia uma parceira e vamos trabalhar em prol de idosos, crianças com deficiência e, sobretudo, dos mais necessitados aqui no município, que também fazem parte de uma camada da população que precisa de carinho e afeto das autoridades”, concluiu.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest