São Nicolau: Escola Narciso Ramalho promove projeto construir aprendizagem significativa através de jogos tradicionais

A Escola do primeiro ciclo, Narciso Ramalho na localidade de Fajã, município da Ribeira Brava está a implementar o projeto educativo “construir aprendizagem significativa através de jogos tradicionais”.

Em declaração à Inforpress, o gestor da escola, Januário Gomes, avançou que o projeto iniciou-se com a requalificação do pátio de um dos blocos da escola, para garantir aos professores e alunos melhores condições de ensino – aprendizagem.

“No pátio do bloco 1 o piso estava em calçada o que não permitia aos professores realizarem aulas de educação física e outras atividades lúdicas, então surgiu a necessidade de elaborar este projeto como forma de pavimentar o pátio e desenhar alguns jogos tradicionais como forma de resgatar estes jogos”, afirmou.

Segundo o mesmo, o projeto visa contribuir para o processo de ensino aprendizagem, tendo em conta que os jogos tradicionais ajudam os alunos no seu “desenvolvimento físico e intelectual”.

Januário Gomes acrescentou ainda que o desenvolvimento do projecto contou com o envolvimento da comunidade educativa e de algumas instituições do município.

“A comunidade aderiu de grande forma e graças a isso foi possível concluir a primeira fase. De realçar os apoios da câmara municipal, da associação comunitária local e o grupo Patche Parloa dos Estados Unidos”, sublinhou, acrescentando que agora procuram apoios para concluir a segunda fase.

A Escola Narciso Ramalho, em Fajã, recebe alunos do primeiro ao oitavo ano e é dividida em dois blocos que são separados pela estrada nacional que liga Ribeira Brava e Tarrafal, pelo que o projeto também visa garantir maior segurança aos alunos.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest