São Nicolau: Missão médica especializada à ilha realiza mais de 500 consultas e 20 cirurgias

A missão médica especializada do Ministério da Saúde à ilha de São Nicolau realizou um total de 515 consultas e mais de 20 cirurgias, informou esta segunda-feira, 24, a coordenadora da equipa, Dulce Silva.

Em declarações à imprensa, para fazer o balanço da semana de trabalho dos médicos especialistas na ilha, Dulce Silva afirmou que a missão “superou as espectativas”, pelo que o balanço é “extremamente positivo”.

A equipa médica foi composta por nove especialistas, nas especialidades de oftalmologia, otorrinolaringologia, urologia, optometria, estomatologia e nutrição.

Segundo a mesma fonte, por especialidade foram realizadas 71 consultas de estomatologia, 92 consultas de oftalmologia (das quais 13 tiveram encaminhamento para os hospitais de referência), na especialidade de otorrinolaringologia, foram 96, sendo um caso de urgência.

Prosseguiu, afirmando que na especialidade de urologia foram realizadas 90 consultas e duas intervenções cirúrgicas, já na de nutrição foram 53 consultas.

“Fizemos ainda 20 intervenções cirúrgicas, das quais 18 foram cirurgia geral e duas de urologia, também foi para além das nossas expectativas e vimos na população que a muita procura pelas cirurgias e com isto reduzimos a lista de evacuação”, sublinhou.

Por sua vez, o delegado de saúde substituto, Orlando Andrade, apelou ao Ministério da Saúde a repetir a iniciativa todos os anos, pelo menos duas vezes ao ano, tendo em conta os “impactos positivos” que esta missão teve.

“Com esta missão são várias pessoas que já não têm a necessidade de se deslocar à cidade da Praia ou São Vicente para terem estas especialidade e partimos que esta iniciativa deve continuar e se possível com a vinda de outros especialistas”, acrescentou.

São Nicolau é a segunda ilha a receber esta missão do Ministério da Saúde, depois da ilha do Fogo.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest