São Vicente: Biosfera recolhe meia tonelada de lixo na campanha de limpeza nas praias do norte da ilha 

A Associação Ambiental Biosfera 1 recolheu no último sábado cerca de meia tonelada de lixo na campanha de limpeza realizada entre as praias do Lixo e Romântica, no norte da ilha de São Vicente.

A informação foi avançada à Inforpress pelo responsável da campanha, Christian Morais, para quem o balanço da iniciativa é “muito positivo” e dá incentivos à Biosfera para continuar com essas acções, que vem promovendo nos últimos sábados de cada mês, enquadradas no projecto “Soncente de costa limpe” (São Vicente de costa limpa, em português).  

No caso desta campanha, a data foi antecipada para 18 de Setembro, afim de coincidir com o Dia Mundial de Limpeza Costeira, um data, segundo a mesma fonte, “muito importante” para a preservação ambiental de qualquer país. 

Christian Morais adiantou que conseguiram mobilizar 70 voluntários, através de várias parceiras, embora a ambição fosse alcançar 80. 

“Mas, o pessoal que esteve mostrou-se muito motivado e conseguimos palmilhar toda a extensão desde a Praia do Lixo até à Praia Romântica”, considerou o responsável, confirmando a recolha de cerca meia tonelada de lixo, na maioria plástico, o que corresponde a “mais de 160 sacos de entulhos”.

Por isso, ajuntou, as campanhas de limpeza “têm valido a pena, não só pela quantidade de lixo tirado das praias, mas também pela sensibilização feita com os voluntários, e que podem replicar toda essa mensagem”. 

A Biosfera 1, conforme a mesma fonte, já está a programar a campanha de final de Outubro e que deverá continuar na extensão de praias do norte de São Vicente. 

“Ainda não sabemos dizer quais vão ser as escolhidas, porque ver precisamos quais são mais prioritárias e quais estão em estado mais crítico em termos de poluição”, finalizou Christian Morais. 

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest