
Terça-feira, 31 de Janeiro, 2023
Cerca de uma centena de idosos foram atendidos hoje na feira de saúde da Delegacia de Saúde de São Vicente que almeja ver esta faixa etária a viver mais tempo e com qualidade.
Uma afirmação feita pelo delegado de Saúde de São Vicente, Elísio Silva, que explicou que a atividade enquadra-se no “Outubro – mês do idoso” e incluiu alguns atendimentos como medição de glicémia, de tensão arterial, consultas e exames complementares, dar informações e ainda momento de convívio com música.
“Sabemos que em Cabo Verde, cada vez mais, as pessoas estão a viver mais tempo, o que é muito bom, mas temos de viver com qualidade de vida”, sublinhou o responsável, assegurando ser uma preocupação ter o idoso com “boa atenção” a nível de cuidados de saúde.
Essa preocupação, conforme a mesma fonte, também é do Ministério da Saúde, que isentou idosos dos custos de, praticamente, todos os cuidados e com atendimento gratuito nos estabelecimentos hospitalares e nas próprias residências.
Algo que, ajuntou Elísio Silva, acontece “todos os dias” e não somente neste mês dedicado à terceira idade que, ainda assim, considerou, é utilizado para se fazer uma reflexão sobre o idoso e a atenção dada, por exemplo, a nível hospitalar e familiar.
A organização da feira contou com outros parceiros como a Câmara Municipal de São Vicente, a Associação Cabo-verdiana de Apoio à Terceira Idade (ACATI) e a Casa da Sopa.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv