São Vicente: CV Ocean Week promove consciencialização e diálogo para preservação dos oceanos

A quinta edição da Cabo Verde Ocean Week (CV Ocean Week) começa este domingo, 20, no Mindelo, com várias atividades de consciencialização e também de diálogo sobre a sustentabilidade e preservação dos oceanos.

Conforme informações do Governo, com mais esta edição da semana dos oceanos pretende-se consolidar a implementação de políticas de sustentabilidade ambiental e oceânica, desenvolvendo estratégias para gerar consciencialização acerca da relevância natural e cultural do oceano.

“Estabelecer planos de ordenamento marítimo e costeiro, programas de sensibilização da educação relacionada com o oceano, impulsionar ações para prevenir e reduzir significativamente a poluição marinha e marítima”, explicou a mesma fonte, acrescentando estar ainda entre os objetivos implementar estratégias para reduzir o uso de plásticos, aprimorar a gestão sustentável da pesca e apoiar a promoção e o fortalecimento de economias sustentáveis baseadas no oceano.

E é nesta base, que o Ministério do Mar realiza a CV Ocean Week, sob o lema “Amar o mar”, ressaltando a “importância do mar e dos oceanos para a sustentabilidade do planeta, para a conservação dos recursos marinhos e preservação das atividades levadas a cabo nos oceanos e o seu impacto na economia do País de uma forma geral”.

O programa inicia no domingo, 20, com campanhas de limpeza nas praias de todo o País, realizadas em parceria com a União Europeia e, ainda, limpeza subaquática e desportos náuticos na praia da Laginha, no Mindelo.

Segue-se a cerimónia oficial de abertura na segunda-feira, 21, na Gare Marítima do Porto Grande, que deverá contar com o presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, e será presidida pelo ministro do Mar, Abraão Vicente.

Os dois dias seguintes, 22 e 23, serão preenchidos com rodas de conversas `Blue Talks´, que reúnem, no Centro Oceanográfico do Mindelo, governantes e especialistas da área para debater problemas e apresentar alguns projetos relacionados com os oceanos.
O centro da cidade também recebe atividades como a “Feira azul”, realizada no dia 24, na Praça Dom Luís, e dedicada às profissões ligadas ao mar.

Faz parte ainda da agenda a maratona de ideias “Ocean Inovathon – Criação de soluções para os oceanos”, que pretende envolver as universidades, startups, empresas públicas e privadas e empreendedores para a transferência do conhecimento científico e desenvolver a capacidade de pesquisa e transferência de tecnologia marinha.

A quinta edição da CV Ocean Week contará ainda com outros pontos, entre os quais, o concurso e exposição de fotografias relacionadas com o mar, desporto náutico, workshops nas zonas piscatórias de São Vicente e termina na sexta-feira, 25, com o “Blue food festival”, que será um festival de produtos do mar a realizar-se na comunidade de Salamansa.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest