São Vicente: Desencalhe de iate na Cova de Inglesa decorreu na normalidade – Capitão dos Portos

O capitão dos Portos do Barlavento, Aguinaldo Lima, disse, hoje, à Inforpress que a operação de desencalhe do iate, de bandeira do Canadá,  que encalhou na praia de Cova d´Inglesa, em São Vicente, decorreu na normalidade.

Segundo Aguinaldo Lima, o iate que tinha um único tripulante, com dupla nacionalidade, brasileira e canadense, teria sofrido uma falha no motor, por volta das 23:00 de 24 de Dezembro quando entrava na baía do Porto Grande, e foi arrastado pela correnteza.

“De acordo com a informação do tripulante, o motor estava avariado e ele tentava contactar a Marina do Mindelo, mas não respondiam. Então, ele continuou a entrar, mas, sem máquina, e como não estava com capacidade de manobra, ele ficou à deriva e encalhou aqui na praia de Cova de Inglesa, devido à correnteza”, explicou Aguinaldo Lima.

Conforme a mesma fonte, “esta é a primeira vez que o tripulante entrava com o seu iate em São Vicente, pelo que, provavelmente o encalhe aconteceu porque desconhecia o porto”. Mas garantiu que a operação de desencalhe “decorreu normalmente e não teve grandes dificuldades”.

No entanto, por acontecer casos frequentes de encalhes nessa praia, arrastados pela correnteza ou por causa do vento, o capitão dos Portos do Barlavento aconselhou os proprietários e armadores a terem sempre precaução quando entram no porto do Mindelo.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest