
Segunda-feira, 30 de Janeiro, 2023
O director da Escola Secundária Jorge Barbosa, em São Vicente, disse ontem, dia 10, à Inforpress que vai enviar o relatório da alegada violação de uma aluna por um professor, ocorrida esta semana, ao delegado do Ministério da Educação.
Em declarações à Inforpress, Aricson Delgado explicou que foi informado da alegada violação, esta quarta-feira de manhã, e logo accionou as “averiguações internas ouvindo todas as partes envolvidas”.
“Tivemos a denúncia apenas de uma aluna, a própria denunciante. Ouvimos boatos de outros casos envolvendo o professor, mas por enquanto foram somente boatos”, confirmou o professor, adiantando que “está a compilar todas as informações para dar seguimento, a nível superior, e enviar ao delegado do Ministério da Educação”.
Também a polícia, confirmou a mesma fonte, esteve dentro da escola a recolher informações, pelo que o caso já é do conhecimento das autoridades.
O responsável avançou que a direcção e toda a comunidade educativa está “triste e surpreendida” porque o professor em causa é “bastante querido na comunidade educativa”.
“É um professor dinâmico e bastante cordial e é com grande surpresa que recebemos estas acusações neste momento, mas, pronto, o resto está sob segredo de justiça porque o processo tem que ser instruído a nível de autoridades competentes”, afirmou o diretor.
Por sua vez, o delegado do Ministério da Educação em São Vicente, Jorge da Luz, disse que foi informado sobre o caso pelo director da escola, por telefone, ainda no momento em que a polícia estava dentro da escola.
Neste momento, avançou, está à espera do relatório para accionar a Inspecção da Educação.
“Ficaram de me enviar o relatório esta tarde para saber e falar com alguma propriedade. Mas, fiquei preocupado e garanto que, de acordo com aquilo que será apurado, seguirá os trâmites normais de investigação e a Inspeção da Educação de São Vicente vai acompanhar o caso”, arrematou Jorge da Luz.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv