
Quinta-feira, 7 de Dezembro, 2023
Trezentos e setenta e três animais foram castrados durante a campanha de castração de cães e gatos que decorreu no município do Tarrafal de 18 a 28 de outubro com o intuito de promover o controlo destas populações.
A Câmara Municipal do Tarrafal, que faz um “balanço positivo” da campanha, refere na sua página de Facebook, que durante esse período foram efetuados 397 registos e desparasitação de animais, dos quais 373 castrações, tendo sido realizado ações no centro da cidade – Vila, Chão Bom e Ribeira da Prata.
Conforme informações avançadas à Inforpress, o vereador responsável pelo Pelouro da Economia Rural, Inovação e Desenvolvimento Local, Osvaldo Chantre, além do foco nos animais, foram levadas a cabo campanhas de sensibilização para a consciencialização dos munícipes sobre as necessidades dos animais, mas também como lidar de forma responsável com os animais de rua.
Segundo este vereador, nestas sensibilizações demonstraram a importância de as pessoas cuidarem dos seus animais sem esperar por ações da câmara, realçando que estas ações possuem um custo elevado, anunciando que nos dez dias desta campanha o custo ultrapassou os 800 mil escudos, e só não foi mais elevado graças aos parceiros locais que apoiam com alimentação, alojamento, entre outros apoios.
Entretanto, deixou claro que além do custo, esta ação era necessária, justificando que a gestão da população canina é uma das prioridades da edilidade, uma vez que afeta diretamente o ambiente, mas também na economia, tendo em conta que afeta o turismo, atividades económicas geradoras de rendimento para muitas famílias, como a criação de gado, entre outras consequências negativas que o não controlo desta população traz à sociedade.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv