
Segunda-feira, 30 de Janeiro, 2023
A Turquia confirmou seu primeiro caso de infeção pelo vírus da varíola dos macacos na quinta-feira, disse o ministro da Saúde, Fahrettin Koca.
“A varíola do macaco foi detetada em um de nossos pacientes. Este tem 37 anos e tem um sistema imunológico debilitado. Ele está em confinamento solitário”, escreveu Koca no twitter, acrescentando que o rastreamento de contactos foi estabelecido com o paciente e nenhum outro caso foi detetado.
Este caso foi registado na maior cidade da Turquia, Istambul, segundo o canal turco NTV, citado pela Xinhua.
A varíola dos macacos é uma zoonose silvestre que pode causar infeções em humanos. A doença é conhecida por ser endêmica em partes da África, mas agora está se espalhando para vários países europeus e norte-americanos.
É causada por um vírus que pertence à família dos ortopoxvírus, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Seus sintomas incluem febre, dor de cabeça, dores musculares e exaustão.
Inforpress/Xinhua
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv