Uni-CV cria Fundo de Acção Social para apoiar estudantes mais vulneráveis

A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) realiza no próximo sábado, 02 de Abril, um concerto no seu Centro de Convenções, onde vai proceder ao lançamento do Fundo de Acção Social, que visa apoiar estudantes mais vulneráveis.

Trata-se, conforme o director de Serviços de Acção Social, Adilson Neto, de um mecanismo encontrado por esta universidade pública, para financiar as acções sociais universitárias, ligadas à alimentação, no pagamento de propinas e subsídios de transporte.

“A Universidade de Cabo Verde elegeu desde a sua criação os serviços de acção social enquanto um serviço para garantir o bem-estar dos estudantes e de toda a comunidade, neste momento, até à data temos focado nos estudantes, mas é preciso ir além”, revelou.

Para além desta, acrescentou que a universidade tem assegurado, residência estudantil, e apostado no recrutamento de estudantes através de um programa, uma espécie de bolsa colaboração.

Entretanto, afirmou que com a pandemia e os respectivos anos de seca, torna-se necessário responder às demandas que cada vez mais têm aumentado, afirmando que é neste sentido que criaram este fundo, como mecanismo alternativo.

“Porque a universidade com o seu orçamento apenas de funcionamento não conseguirá dar respostas a estas demandas, e com as oportunidades que hoje temos, justamente com o campus novo e novas parcerias configura-se como meios alternativos para o serviço de acção social, alimentar o fundo, para podermos responder às demandas que nos chegam no dia-a-dia”, esclareceu.

Adiantou que actualmente beneficiam aproximadamente mais de 20 bolseiros em colaboração com os seus parceiros, realçando que já apoiaram também mais de 4.560 alunos com alimentação.

“Para este ano, no ano inicial estamos a fazer a mobilização e engajamento dos parceiros, com este concerto, para criar um plano orçamental, e depois abrir as candidaturas, tendo em conta os diversos regulamentos para beneficiar os estudantes”, sublinhou.

A apresentação do fundo será feita durante um concerto, a ter lugar no Campus da Uni-CV, para comunidade académica, dirigentes da sociedade, e o público em geral, pretendendo que seja este, um momento de mobilização de novas parcerias.

O evento vai contar com a participação dos artistas Princezito e Zuleica Carvalho, que foi estudante desta universidade, e de mais dois talentos da casa, que vão actuar no dia 02 pelas 19:00, no Centro de Convenções.

A entrada para o concerto é válida com uma contribuição de mil escudos para os docentes, e público, sendo que para os estudantes o bilhete custa 500 escudos.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest