Uni-CV tem-se empenhado em estar na vanguarda das mudanças de transformações digitais – reitor Arlindo Barreto

O reitor da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) assegurou hoje que a universidade pública “tem-se empenhado em estar na vanguarda das mudanças de transformações digitais aceleradas, promovendo investigação, inovação e formação de profissionais qualificados para enfrentar os desafios.

Arlindo Barreto fez estas afirmações durante a abertura da 12.ª edição da Conferência Euro-Americana de Telemática e Sistemas de Informação (EATIS), evento que pela primeira vez se realiza no continente africano e que decorre de 02 a 05 do corrente, na Uni-CV, contando com a presença do presidente da EATIS, o brasileiro Rogério Chagas.

O evento foi apontado pelo reitor da universidade pública de Cabo Verde, Arlindo Barreto, como um “fórum de excelência que promove a troca de conhecimentos, experiências e inovações nas áreas de telemáticas e informação”, tendo afirmado a aposta da Uni-CV para “enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades desta nova era digital”.

Este ano a Uni-CV tem o privilégio de sediar este evento, referiu, sublinhando tratar-se de um “marco significativo” para a instituição que dirige e para o país, alegando que o mundo actualmente vive em uma era de transformações digitais aceleradas, em que as tecnologias de informação desempenham um “papel crucial” no desenvolvimento socioeconómico global.

“A Universidade de Cabo Verde tem-se empenhado em estar na vanguarda destas mudanças, promovendo a investigação, a inovação e a formação de profissionais qualificados para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades desta nova era digital”, asseverou Barreto.

A conferência arranca com o workshop “Artificial Intelligence for Development (IA4D) Cabo Verde”, visando discutir a aplicação da IA para o desenvolvimento sustentável, bem como as melhores práticas para engajar comunidades no desenvolvimento e adoção de soluções de IA.

Prossegue na quarta-feira, 03, com uma temática sobre a “Implementação do Voto Eletrónico em Cabo Verde: Práticas e Perspetivas”, que explora as práticas, desafios e futuras perspectivas para a adoção desta tecnologia em processos eleitorais.

Os dias 04 e 05 serão dedicados às apresentações das comunicações, seguidas de debates, que incluirão temas como o desenvolvimento de novas metodologias e tecnologias que estão a transformar os sistemas de informação, avanços em redes de comunicação e Internet das Coisas (IoT).

Aplicações de inteligência artificial e aprendizagem de máquina em telemática, análise de dados, automação, segurança cibernética e a contribuição das tecnologias para o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis, constituem, ainda, os temas programados para este workshop.

Participam na conferência especialistas estrangeiros referenciados como Ricardo Baeza- Yates, da Universitat Pompeu Fabra (Espanha), que irá apresentar a conferência “Inteligência Artificial Responsável”, e Eduardo Carrillo, da Universidade Nacional de Colômbia, que falará sobre “Indústrias 4.0 e Tecnologia Social”.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest