
Terça-feira, 30 de Maio, 2023
Os esgotos voltam a vazar-se, nos últimos dias, na cidade do Porto Novo, em Santo Antão, uma situação que acontece, sobretudo, na época mais quente, conforme constatou a Inforpress.
A rede de esgotos da cidade do Porto Novo, instalada há mais de duas décadas, cobre apenas 20 por cento (%) da população desta cidade e tem estado com frequência a vazar-se em alguns pontos e na orla marítima.
Os munícipes têm estado a insistir na ampliação da rede de esgotos, lembrando que o projeto está previsto no âmbito do projeto de água e saneamento na ilha de Santo Antão, lançado em 2019 pelo Governo de Cabo Verde.
Porém, o edil do Porto Novo informou que este município já está a beneficiar-se do projecto de água e saneamento de Santo Antão, com a construção já de 44 casas de banho em diversas localidades.
O projecto de água e saneamento de Santo Antão prevê a ampliação da rede de esgotos da cidade do Porto Novo, com a instalação de 12 quilómetros de rede, além da montagem de uma estação de tratamento de águas residuais (ETAR).
Os porto-novenses apontam a ETAR como sendo “uma das necessidades mais urgentes” do município do Porto Novo, onde os esgotos, além de vazar nas ruas em períodos mais quentes devido à saturação das fossas sépticas, têm sido lançados também ao mar.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv