‘YouthChallenge For SDG’ prevê financiar mais de 15 projetos inovadores e que impactam comunidades

A segunda edição do programa ‘YouthChallenge for Sustentable Development Goals (SDG)’ prevê financiar mais de 15 projetos de jovens universitários, sobretudo os inovadores e que impactam as suas comunidades.

O anúncio foi feito esta quarta-feira, 26, pelo ministro adjunto do primeiro-ministro para a Juventude e Desporto, Carlos do Canto Monteiro, em declarações à imprensa, após presidir ao ato do lançamento da segunda edição da iniciativa ‘YouthChallenge For SDG’, que teve como palco a Universidade de Santiago (US), em Assomada, Santa Catarina (Santiago).

“Queremos aumentar esse número de 15 projetos financiados no ano passado, e na medida que vão sendo apresentados os projetos vamos definir o ‘plafond’, porque não queremos fechar já e depois termos que nos adaptar aos projetos”, adiantou.

O governante acrescentou ainda que o número dos projetos a serem financiados vai depender do engajamento da comunidade estudantil e universitária, e a partir daí, tentar abarcar o máximo de projetos possíveis, sobretudo os com “qualidade”.

Tendo em conta que a primeira edição foi um “sucesso” e contou com uma “grande participação” dos estudantes universitários, Carlos Monteiro disse esperar contar com a mesma força e engajamento dos jovens universitários nesta segunda edição da iniciativa ‘YouthChallenge For SDG’.

Daí, convidou os estudantes universitários para apresentarem projetos que sejam inovadores e que impactam diretamente as suas comunidades.

Propôs ainda aos jovens e estudantes universitários a apresentarem projetos que vão ao encontro do processo de desenvolvimento de Cabo Verde e do “grande objeto” do país e assumido pelo Governo de erradicar a pobreza extrema e diminuir a pobreza absoluta em 2026.

De acordo com o Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), trata-se de uma iniciativa que visa fomentar a participação e o engajamento dos jovens universitários para a criação de soluções inovadores e sustentáveis, que contribuam para a concretização das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A competição Youth Challenge for SDG é uma das acções do programa Youth Connect Cabo Verde, executado pelo IDJ, em parceria com o Escritório Conjunto do PNUD, UNFPA e UNICEF, destinada aos jovens universitários, residentes, dos 17 aos 35 anos.

Os participantes desta iniciativa, segundo a mesma fonte, irão beneficiar de workshops de capacitações que lhes proporcionarão uma visão global dos ODS e o seu alinhamento com o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS) do País.

Interveio ainda no acto da apresentação do programa “YouthChallenge for SDG” (jovens universitários pelos ODS), o reitor da US, Gabriel Fernandes, que felicitou as Nações Unidas e o Governo pela criação deste projeto de “grande envergadura” e pediu a continuidade do mesmo.

Aos estudantes da US, assegurou que a instituição vai ajudá-los na elaboração dos seus projetos, através da Casa do Empreendedor, tendo estimulado os mesmos a participarem neste programa para que possam também contribuir para a melhoria das suas comunidades e do próprio país.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest