Taxa de inflação do Índice de Preços no Consumidor situou-se em 0,2% em Junho de 2021

A taxa de inflação do Índice de Preços no Consumidor (IPC) situou-se em 0,2% em Junho de 2021, informou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE.

De acordo com a nota do INE, através de um comunicado sobre o Índice de Preços no Consumidor (IPC) no mês transacto, foi registada uma taxa de variação mensal de 0,2 por cento (%), valor inferior em 0,3 pontos percentuais (p.p) ao registado no mês anterior.


A nota informa que nesse mesmo período, a taxa de variação acumulada do IPC foi de 1,5%, taxa superior em 2,4 p.p à observada no mês homólogo do ano anterior, acrescentando que a taxa de variação homóloga do IPC total, no mês de Junho de 2021, foi de 1,5%, valor superior em 0,2 p.p em relação ao mês anterior.


“No período em análise, o IPC registou uma variação média dos últimos 12 meses de 0,2%, valor superior em 0,1 p.p ao registado no mês anterior”, lê-se na nota.


Já o indicador de inflação subjacente (índice total excluindo energia e alimentares não transformados) avançou o INE, assinalou uma variação homóloga de 1,5%, valor superior em 0,4 p.p. ao registado em maio de 2021.


O índice de Preços no Consumidor (IPC) é um indicador que tem por finalidade medir a evolução no tempo dos preços de um conjunto de bens e serviços considerados representativos da estrutura de consumo da população residente em Cabo Verde.

 

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

Follow Us