Ucrânia nega ter assumido novos compromissos no âmbito do acordo de grãos

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia disse que seu país continua honrando sua promessa de não usar o corredor de grãos para fins militares, mas não assumiu novo compromisso com garantias de segurança no acordo sobre cereais.

“Nosso país não assumiu novas obrigações além das já em vigor no acordo de grãos”, postou Oleg Nikolenko no Facebook.

O porta-voz acrescentou ainda que Kiev não usa e não planeja usar os corredores humanitários reservados para a exportação de grãos ucranianos para fins militares e segue estritamente as disposições do acordo de grãos negociado pela ONU.

Em Julho, Rússia e Ucrânia assinaram separadamente um documento em Istambul com a Turquia e as Nações Unidas sobre as exportações de grãos e fertilizantes dos dois países, em uma tentativa de garantir o abastecimento dos mercados mundiais apesar do conflito.

A Rússia anunciou no sábado a suspensão imediata e indefinida de sua participação na Iniciativa de Grãos do Mar Negro, acusando a Ucrânia de lançar ataques de drones contra navios e infra-estrutura da Frota Russa do Mar Negro.

Cinco dias depois, a Rússia disse que retomou a implementação do acordo de grãos, dizendo que recebeu garantias de segurança da Ucrânia através da Turquia e da ONU.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest