Ucrânia precisa de 4 bilhões de euros para passar o inverno, diz ministro

A Ucrânia precisa de 4 bilhões de euros para enfrentar a estação fria do inverno, informou a agência de notícias Interfax-Ucrânia na terça-feira, citando o ministro ucraniano de Desenvolvimento Comunitário e Territorial, Oleksiy Chernyshov.

“Precisamos de quatro bilhões de euros para passar este inverno – para renovar nossas casas, apoiar nossos serviços de saúde e nosso fornecimento de energia”, disse Chernichov, numa conferência internacional de especialistas sobre restauração, reconstrução e modernização da Ucrânia em Berlim, Alemanha.

Além disso, a Ucrânia carece de equipamentos de emergência para abastecimento de água e eletricidade, como estações de purificação de água, estações de aquecimento móvel, geradores a diesel e aquecedores elétricos, disse o ministro.

A Ucrânia está a enfrentar uma crise de energia com a chegada do inverno, como resultado do conflito com a Rússia que começou em 24 de Fevereiro, refere a Xinhua.

Em 18 de Outubro, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse que os ataques russos destruíram cerca de 30% das usinas ucranianas, causando grandes cortes de energia em todo o país.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest