UE concede desembolso de 3 bilhões de euros a favor da Ucrânia

A União Europeia (UE) concedeu na terça-feira um desembolso incondicional de três bilhões de euros à Ucrânia, anunciou Valdis Dombrovskis, vice-presidente executivo e comissário europeu encarregado da economia ao serviço dos cidadãos.

Valdis Dombrovskis, que falava durante uma conferência de imprensa no final do Conselho de Assuntos Económicos e Financeiros (ECOFIN) da UE, acrescentou ainda que este desembolso permitirá que a Ucrânia atenda às suas necessidades mais prementes e enfrentar o inverno.

“Continuar nossos esforços para apoiar a Ucrânia” é uma das prioridades da Presidência sueca do Conselho da UE, disse, por sua vez Elisabeth Svantesso, ministra das Finanças da Suécia, citada pela Xinhua.

Em relação à ajuda à Ucrânia, a UE prevê um financiamento regular de 4,5 bilhões de euros por trimestre, indicou Valdis Dombrovskis. Refira-se que a ajuda total da UE à Ucrânia acordada em Dezembro de 2022 ascendeu a 18 mil milhões de euros.

Um protocolo assinado segunda-feira por Dombrovskis em nome da UE define as condições e mandatos que enquadram a ajuda da UE concedida à Ucrânia na forma de empréstimos. Entre essas condições estão as reformas relacionadas com a luta contra a corrupção na Ucrânia, o fortalecimento do estado de direito e o sector de energia, por exemplo.

A situação económica continua complicada desde as previsões económicas de Outono da Comissão Europeia, observou Dombrovskis, referindo-se a desenvolvimentos positivos: os preços do petróleo e do gás estão agora em níveis abaixo das previsões de Outono, graças ao armazenamento de gás, ao inverno ameno e ao preço máximo imposto no petróleo russo.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest