Unitel T+ é a operadora com melhor sinal de rede nas ilhas de Sal e Boa Vista, revela ARME

O estudo de avaliação de qualidade de serviços móveis, nas ilhas do Sal e Boa Vista, indica que a Unitel T+ tem um melhor desempenho com 100% e 99,1% de registo de sinal de rede face à CVMóvel com 99,4 e 96,9.

O estudo apresentado hoje pela Agência Reguladora Multissectorial da Economia (ARME), na cidade da Praia, visa avaliar a qualidade de serviços móveis e de cobertura das tecnologias 2, 3 e 4G, oferecida pelas operadoras CVMóvel e Unitel T+, nas referidas ilhas.
O estudo para o serviço de voz nas duas ilhas, segundo Kátia Brito, coordenadora do projeto, indica que a Unitel T+ tem melhor desempenho com 99,7% e 99,5% de chamadas estabelecidas e concluídas com sucesso.

“A Unitel T+ em termos de dados iniciados e concluídos com sucesso obteve, também, melhor desempenho, em ambas as ilhas, conseguindo concluir 96,5% e 97,2”, disse.

Quanto à latência, explicou que a CVMóvel, nas duas ilhas apresentou melhor valor, mas ressaltou, enquanto apresentava o estudo, que a acessibilidade da operadora Unitel T+ na ilha da Boa Vista é muito melhor do que a CVTelecom.

Ainda segundo Katia Brito, a avaliação realizada quanto à avaliação dos eixos rodoviários, na ilha de Santiago, revela predominância da CVMóvel com 4G e da Unitel T+ com 3G.

Cabo Verde, realçou a técnica, é o primeiro país da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) a realizar este tipo de relatório e tem como foco apresentar dados para que os consumidores tenham a possibilidades de escolha de rede e operadora que melhor serviço presta na sua área geográfica.

A intenção do estudo, sublinhou, é também permitir aos operadores móveis efetuarem melhorias na sua rede conforme os dados apresentados pela ARME no âmbito da avaliação.

O trabalho realizado em parceria com os técnicos da Autoridade Nacional de Comunicações de Portugal (ANACOM) decorreu nas ilhas do Sal e Boa Vista entre 16 e 27 de Junho, e tinha como foco a apresentação da qualidade de serviços da rede móvel e cobertura, nas ilhas da Boa Vista e Sal.

Inforpress/Fim

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest