Universidade do Mindelo vai atribuir título de Doutor Honoris Causa a Amílcar Cabral

O reitor da Universidade do Mindelo (Uni-Mindelo), Albertino Graça, disse esta terça-feira, no Mindelo, que a universidade vai atribuir ao fundador da nacionalidade cabo-verdiana, Amílcar Lopes Cabral, com o título de Doutor Honoris Causa, a título póstumo.

Albertino Graça fez este anúncio ao discursar na abertura da aula magna, que marcou o arranque do ano lectivo na Uni-Mindelo, e que foi dirigida pelo presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia, que falou sobre “A centralidade do parlamento no sistema político-constitucional cabo-verdiano”.

Segundo o reitor, a Uni- Mindelo está a comemorar o seu 20º aniversário e faz parte da tradição académica da universidade destacar figuras proeminentes em momentos especiais da vida da universidade. Por isso, aproveitou o momento para anunciar que o ponto alto das comemorações ocorrerá no dia 10 de Dezembro, dia da Universidade do Mindelo, numa cerimónia solene na qual será atribuída ao fundador da nacionalidade cabo-Verdiana, Amílcar Lopes Cabral, a mais alta distinção da universidade.

“O conselho da Uni-Mindelo deliberou, por unanimidade, distinguir, a título póstumo, com o grau de Doutor Honoris Causa o pensador, humanista e pedagogo Amílcar Lopes Cabral, recentemente escolhido como um dos 20 maiores líderes da história da humanidade, que continua a inspirar as novas gerações pela sua integridade, generosidade e entrega à causa da independência dos povos africanos e da igualdade dos povos e nações na arena internacional”, anunciou citando as razões dessa decisão.

A universidade já outorgou o título honorífico de Doutor Honoris Causa o professor português Adriano Moreira, o cientista político Onésimo Silveira, o ex-presidente da República de Cabo Verde, António Mascarenhas Monteiro e o cardeal Dom Arlindo Furtado.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest