
Segunda-feira, 6 de Fevereiro, 2023
De acordo com informações avançadas à Inforpress pela FCX, o torneio, que se disputou na plataforma Tornelo e que se vinha jogando desde o dia 26 de Abril, Cabo Verde, incluído na Zona 4.2, esteve representado nas secções Open e Feminina com os seus melhores atletas, o Mi Mariano Ortega, o actual director técnico Nacional e Célia Rodríguez Guevara.
Ortega obteve “um excelente 2.º lugar” na sua competição (7 vitórias, 1 empate e 1 derrota) mas foi insuficiente para o seu apuramento, pois embora tivesse empatado com o vencedor do torneio, o Nigeriano Osunfuyi Abimbola, viu esfumar-se as suas esperanças de sair vencedor do torneio quando, na 7.º ronda, perdeu com o também nigeriano Ajibola Olarewaju.
A partir daí, os nigerianos jogaram para o líder.
Em nove pontos possíveis, o mestre internacional cabo-verdiano, conseguiu 7,5, menos 1 ponto que o vencedor.
Já na secção feminina, Célia Rodrigues Guevara não esteve à sua altura e acabou por não conseguir melhor que o 7.º lugar, com quatro pontos.
A Federação Cabo-verdiana de Xadrez felicitou os seus atletas, pois ao obterem estas classificações em competições internacionais, já fazem com que o xadrez competitivo de Cabo Verde comece a ser reconhecido, em África, o que se considera “salutar acontecer, para um país cuja federação nacional acabou de completar só cinco anos”.
Inforpress/Fim
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv