Xadrez: Mestre Mariano Ortega defronta sábado o angolano David Silva

O campeão de Cabo Verde de xadrez, o mestre Mariano Ortega, volta a competir este sábado no Campeonato Africano da modalidade em Lagos, Nigéria, para a sexta ronda, ante o mestre internacional angolano David Silva.

De acordo com a Federação Cabo-verdiana de Xadrez, Mariano Ortega volta a competir depois de um dia de interregno da competição, sendo certo que o representante de Cabo Verde vem de uma vitória neste Campeonato Africano Individual 2022, sobre Henry John, do Sudão Sul.

Já antes, na véspera, Ortega consentiu a sua primeira derrota frente ao FM Bomo Lovet Kigigha, da Nigéria.

Refira-se que Ortega soma ainda vitórias neste campeonato africano nas suas duas primeiras partidas diante dos nigerianos Odion Aikhoje, também mestre internacional e Joy Idara Emmanuel, e um empate com o número um do ‘ranking’ internacional em África, o grande mestre Bassem Amin (Egipto), em partida da terceira ronda do Campeonato Africano Individual 2022.

Após a quinta ronda, e chegado ao meio da competição, o mestre Ortega é sétimo classificado, com 3,5 pontos, sendo certo que o grande mestre, o egípcio Ahmed Adly (Egipto) comanda, de forma isolada, o torneio com 4,5 pontos.

Paralelamente à competição Open, decorre a competição feminina, cujo ‘ranking’ inicial é liderado pela angolana Esperança Caxita, xadrezista que esteve no CV Open 2022.
Nesta prova feminina estão inscritos 35 atletas em representação de 13 países.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

Follow Us