
Terça-feira, 26 de Setembro, 2023
Xi Jinping, secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC), reiterou os esforços acelerados para transformar a China num país líder em educação, durante uma sessão de estudo convocada segunda-feira pelo partido.
Xi, que presidia ao encontro, disse que o objetivo serve como um precursor estratégico da construção de um grande país socialista moderno em todos os aspetos, um apoio importante para alcançar maior autossuficiência e força em ciência e tecnologia, e um meio eficaz de promover a prosperidade comum para todos.
Pediu a aceleração da modernização do sector educacional para fornecer forte apoio ao avanço da revitalização da nação chinesa em todas as frentes.
A China estabeleceu o maior sistema educacional do mundo e se juntou às fileiras dos países de nível médio-alto em termos do nível geral de modernização na educação, disse Xi, observando que o seu país ocupa o 23º lugar num índice global de educação, um aumento de 26 posições em relação a 2012.
Para o líder do PCC, isso demonstra “plenamente” que o caminho da educação socialista com características chinesas é “completamente correto”.
A mesma fonte considerou ainda que para construir a força da China na educação, é imperativo aderir à liderança geral do partido na educação e tomar o serviço à grande revitalização da nação chinesa como uma missão importante.
Ele entende que o propósito de construir um país líder em educação é cultivar sucessivas gerações de indivíduos talentosos capazes de assumir as tarefas e responsabilidades significativas no processo de modernização socialista.
O líder do PCC aproveitou ainda para enfatizar a importância de orientar os estudantes a fortalecer seus ideais e convicções, a sempre seguir o partido e aderir à sua orientação e a se dedicar a servir o país e o povo.
Xi também salientou a importância de se acelerar a construção de um sistema educacional de alta qualidade.
No concernente à educação básica, pediu a promoção de um desenvolvimento equilibrado e de alta qualidade e a integração urbano-rural do ensino obrigatório.
Sobre o ensino superior, o Presidente chinês advogou que a prioridade máxima deve ser dada à aceleração do desenvolvimento de universidades de classe mundial e disciplinas fortes com características chinesas.
Xi pediu igualmente a construção de uma sociedade de aprendizagem onde a aprendizagem ao longo da vida seja perseguida por todos, observando que servir ao desenvolvimento de alta qualidade deve ser considerado como uma tarefa vital para desenvolver um sector educacional forte.
“Maiores esforços devem ser feitos para nutrir o talento de primeira classe e inovador da China para fornecer apoio para alcançar avanços em tecnologias essenciais em campos-chave”, disse.
Ele disse igualmente que garantir a equidade deve ser incorporado em todos os aspetos do aprofundamento da reforma educacional.
As disparidades educacionais entre áreas urbanas e rurais, entre diferentes regiões, escolas e grupos devem ser reduzidas para garantir que a educação equitativa e de qualidade seja acessível a cada criança, ressaltou.
Xi destacou os esforços para promover a educação digital em uma tentativa de aumentar o acesso público a recursos educacionais de alta qualidade e modernizar a educação.
O chefe de Estado chinês aproveitou ainda para ressaltar a importância de cultivar um grupo bem estruturado e dinâmico de professores “competentes e com integridade profissional”.
Concluiu dizendo que a tarefa de construir a China como uma nação líder em educação é uma responsabilidade coletiva de todo o partido e sociedade, pelo que pediu esforços unificados e determinados de todos para trabalhar em direção a esse objetivo.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv