Maio: Mês dos Ms, e Muito Mais

Maio: Mês dos Ms, e Muito Mais

Eis-nos chegados a um dos meses mais especiais do nosso calendário. Maio. Um mês que se conjuga essencialmente com M, não só por ser essa a primeira letra do seu nome, mas sobretudo porque é durante este quinto mês do ano que se celebram vários acontecimentos que levam esta letra nas suas iniciais. Versa, pois, esta crónica, fazer um apanhado das mais relevantes, já que um pouco de cultura geral nunca fez mal a ninguém. Pelo contrário!

Quando penso no mês de maio ocorrem-me de imediato uma mão cheia de palavras: Mãe, Maria, Matrimónio, Mundo e Mudança. Mãe porque é no seu primeiro domingo que se rende homenagem àquela que concebe a vida. Maria porque é em meados desse mês que se celebram as aparições de Nossa Senhora, celebradas particularmente no Santuário de Fátima, mas extensíveis a outras geografias. Matrimónio por ser considerado o mês das noivas, muito provavelmente por causa das temperaturas amenas, dos cenários floridos e aromáticos. Mundo porque, à sua semelhança, somos um mundo de pessoas, emoções, sensibilidades, diversidades e culturalidades. Mudança porque é nos seus meados que a primavera atinge a sua plenitude e os padrões de vestuário mudam radicalmente.

Contudo, nem só de palavras começadas pela letra M – a décima terceira do alfabeto português, utilizada em 27,39% das palavras da nossa língua – reza a história deste mês. Vejamos:

– Logo no dia 1, assinala-se o Dia do Trabalhador, efeméride que visa lembrar que aqueles que trabalham merecem condições dignas de trabalho e de vida.

– Dois dias depois, dia 3, é a vez da Liberdade de Imprensa celebrar o seu dia mundial, assim como o astro responsável pela principal fonte de vida no planeta Terra: o Sol.

– A 5 celebra-se o Dia Mundial da Língua Portuguesa, data oficializada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), no ano de 2019, ainda que desde 2009 fosse comemorado pela Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP).

– A 8, é a vez da Cruz Vermelha, a maior organização humanitária do mundo, celebrar o seu dia mundial. Um dia mais tarde, a 9 de maio, é a vez da Europa a celebrar o seu dia, numa comemoração para a paz e a unidade do Velho Continente.

– A 15, a família conhece o seu dia internacional, naquela que é uma data proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1993, como forma de destacar a importância das famílias como unidades básicas da sociedade. Dois dias antes, a 13, assinala-se o Dia Internacional do Enfermeiro.

– Na sua terceira semana, destacam-se o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação (17), o Dia Mundial do Médico de Família (19) e o Dia Internacional dos Museus (20).

– A 25 celebra-se o dia de mais um continente: África. Na origem desta efeméride está a criação, em Addis-Abeba, no ano de 1963, da Organização de Unidade Africana (OUA). Em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu esse dia como o Dia da África ou o Dia da Libertação da África.

– Já mais para o final, assinalam-se, a 29, o Dia Internacional dos Soldados da Paz das Nações Unidas e, a 31, o Dia Mundial Sem Tabaco.

Muito mais acontecimentos teria eu a imputar àquele que é também o mês que assistiu ao nascimento da minha irmã caçula, cujo nome começa precisamente pela letra M, e de muitos amigos. Quem sabe numa próxima oportunidade. Por ora, despeço-me com aquele abraço amigo e votos de que este mês faça jus à sua inicial: maravilhoso, magnífico, mágico!

 

Artigo atualizado a 6 de maio.

* *

Conto originalmente publicado no livro ‘Mulheres e Seus Destinos – Volume II’, lançado a 27 de março de 2022, na cidade da Praia.

Sara Sarowsky

Sara Sarowsky

"Radicada em Lisboa, é blogger, cronista, inspiring talker, cupido profissional, organizadora de eventos e tudo o mais que a desafiar. Por gostar de ser/estar feliz, a sua escrita é recheada de humor e positividade, com uma pitada de sarcasmo pelo meio".

OUtros artigos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

Follow Us

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.