Porto Novo: Famílias no Planalto Norte começam a beneficiar do programa de reabilitação de habitações

Porto Novo: Famílias no Planalto Norte começam a beneficiar do programa de reabilitação de habitações

Algumas famílias carenciadas no Planalto Norte do Porto Novo, em Santo Antão, começaram a beneficiar do programa de reabilitação de habitações, implementado pela edilidade porto-novense com recursos próprios e com apoio do Governo.


O delegado municipal do Planalto Norte, Manuel Lima, informou que, no quadro desse programa, “muitas famílias de fracos recursos” já beneficiaram de apoios para melhoria das suas habitações, intervenções que vão continuar, nos próximos tempos, com vista a “resolver os casos mais urgentes”.


Há casas que estão “seriamente degradadas”, cujas famílias estão e vão continuar a ser apoiadas com materiais de construção, portas e outros tipos de ajudas, avançou este responsável.


Em Janeiro, a população desse planalto tinha apelado à autarquia porto-novense para que fosse alargado a essa zona o programa de reabilitação habitacional, implementado, nos últimos anos, neste município, e que já resultou na recuperação de mais de um milhar de casas.


Segundo os moradores, em todos os povoados do Planalto Norte existem casas que têm “problemas sérios” a nível de tectos, que ameaçam ruir a qualquer instante.


Dados avançados pela Câmara Municipal mostram que, nos últimos quatro anos, foram reabilitadas mais de mil habitações, prevendo-se, para 2021, recuperar, pelo menos, mais 250 moradias, num investimento de quase 30 mil contos, co-financiado pelo Governo e pelo município.


Nos próximos quatro anos, a autarquia pretende requalificar, pelo menos, mais mil casas degradadas, reduzindo, assim, o número de habitações deterioradas neste concelho, onde, segundo o perfil habitacional, pelo menos, três mil famílias vivem em condições precárias.

 

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest