São Vicente: Carlos Delgado assume reitoria da Universidade Lusófona de Cabo Verde

O professor e ex-deputado Carlos Alberto Delgado foi nomeado como o novo reitor da Universidade Lusófona de Cabo Verde e disse abraçar o novo desafio com “garra e empenho”.

A nomeação aconteceu a 14 de Julho último pela Cooperativa de Formação e Animação Cultural (COFAC), sucursal de Cabo Verde, que gere a universidade.


Carlos Delgado que esteve nos últimos anos como deputado nacional pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) disse enfrentar o novo desafio com “garra e desempenho”.


“Embora tenha estado afastado das lides pedagógicas, nos últimos anos, a academia sempre me causou fascínio e abraço o desafio actual com toda a garra e o empenho necessários para o relançamento do Projecto Pedagógico do Ensino Lusófona”, sustentou na notícia de nomeação publicada na página de Facebook da Universidade Lusófona de Cabo Verde (ULCV).


Doutorado em Letras, com distinção, pela Universidade da Beira Interior, Carlos Alberto Delgado conta, ainda, no seu currículum, com uma “larga experiência” a nível da docência, desde os níveis primários até ao ensino superior, tendo sido director do Departamento de Ciências Sociais e Humanas e reitor Interino da ULCV, entre 2009 e 2011.


A Universidade Lusófona de Cabo Verde foi fundada em 2007 na cidade do Mindelo, inicialmente com pouco mais de 100 alunos, actualmente, conforme informações da instituição, mais de 4.500 estudantes passaram por esta instituição de ensino superior, dos quais mais de 75 por cento (%) concluíram as respectivas formações e desses, 78% encontram-se devidamente integrados no mercado de trabalho.


Contudo, nos últimos anos tem enfrentado alguns problemas relacionado com dificuldades no pagamento dos salários dos professores que, decidiram congelar as notas dos alunos, mas que neste momento parece estar ultrapassado.


Um constrangimento que vinha sendo seguido pela Agência Reguladora do Ensino Superior.

 

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest