
Sábado, 3 de Junho, 2023
A cantora e compositora Mayra Andrade, que recentemente esteve em tournée pelo Brasil, foi a convidada desta terça-feira, 25, do Conversa com Bial, programa da TV Globo que estreou em 2017.
A cabo-verdiana foi entrevistada pelo apresentador, jornalista, ator, escritor, cineasta e poeta brasileiro Pedro Bial, famoso por diversos trabalhos na televisão.
Durante a entrevista Mayra não falou apenas da cultura, fez também uma viagem pelo passado do país e recordou vários momentos da sua carreira artística, inclusive a sua atuação com a Diva dos Pés Descalços, Cesária Évora.
“É como se o sangue do cabo-verdiano estivesse em cada palavra do crioulo, é também uma ponte que liga as ilhas à sua diáspora”, explica a cantora sobre o nosso dialeto.
Amante da música brasileira, a cabo-verdiana já partilhou o palco com vários artistas brasileiros entre os quais Gilberto Gil, Lenine, Mart’nália e Maria Gadú, que durante o programa falou sobre a sua amizade com a Mayra, que conheceu através de uma amiga.
“(…) O meu primeiro contacto com a Mayra foi através da Mariana Aydar. Vi um vídeo delas a cantar Tunuka – Mayra estava a tocar ferrinho e as duas a cantar. Achei lindas as duas vozes, enfim. Perguntei a Mariana quem era essa pessoa fantástica a cantar nessa língua incrível. A partir daí desenvolvemos uma linda amizade. Depois a Mayra fez um show no Brasil e convidou-me para participar do evento, Fiquei feliz e surpresa. Era a primeira vez que a via ao vivo e chorei do inicio ao fim do show.(…)”
A artista brasileira, que em 2017 atuou com Mayra Andrade no Kriol Jazz Festival, revela no Conversa com Bial que fez uma música para a autora do disco Manga.
“A canção ‘Ela’ fiz para ela e por ela. (…) Não foi uma forma de a homenagear porque acho homenagem uma palavra muito masculina, por isso que a canção se chama “Ela” e é uma reverência”, diz.
Lisonjeada com a mensagem da amiga e colega de palcos, Mayra teceu alguns elogios para a “irmã”.
“São precisas muitas ou poucas palavras para ceder a profundidade que ela (Maria Gadú) reverbera constantemente. Mas tem que ser as palavras certas. (…) Gadú é arte, vida, uma sensibilidade rara. É uma entrega muito raro na música, arte, vida, enfim, tenho um amor muito grande por ela. Ela é uma irmã”, diz a cantora que está grávida do seu primeiro filho.
No mês de setembro, a cantora fez uma tournée pelo Brasil para apresentar o seu disco Manga. Pela passagem pela terra do Cristo Redentor, Mayra atuou no Rock in Rio com Criolo, rapper brasileiro com quem gravou uma música, bem como em São Paulo, Belo Horizonte onde atuou com Gilberto Gil, Salvador, Brasília, Rio de Janeiro e por último Natal.
Neste momento, Mayra Andrade encontra-se em Cabo Verde para participar do show de homenagem a Pantera que acontece nesta sexta-feira, 28, e no sábado, 29, na capital do país, e depois segue para São Vicente.
Em novembro, a artista vai estar em digressão em Portugal, país onde reside atualmente, acompanhada pelo músico Djodje Almeida.