Boa Vista: Estado irá buscar artefactos em museus e coleções privadas e ameaça com tribunal caso não se devolver os bens

O ministro da Cultura disse hoje que a partir do momento que o Museu Arqueológico Subaquático, em Sal Rei estiver preparado, o Estado irá buscar artefactos que estão em museus e coleções privadas na ilha da Boa Vista.

Abraão Vicente, que se encontra de visita na ilha da Boa Vista, fez esta revelação durante visita às obras de reabilitação da Antiga Alfândega, em Sal-Rei, onde ficará instalado o Museu de Arqueologia da Boa Vista, e às obras de reabilitação e conservação do Forte Duque de Bragança.

“São patrimónios do Estado, e mesmo que os tenham encontrado, a lei é clara, quem encontra artefactos de valor histórico, património para Cabo Verde, devem comunicar às autoridades e nós temos informação que aqui na ilha existem patrimónios privados, casas privadas que têm parte deste património”, justificou, sublinhando que para isso se iniciará um trabalho pedagógico para que as pessoas devolvam ao Estado estes bens.

E caso isto não aconteça, o ministro Abraão Vicente afirmou que se irá ao tribunal para que estes bens sejam devolvidos.

“Estamos aqui a iniciar um trabalho de recuperação da história de Cabo Verde, que é feita de artefactos por mais mínimo que sejam, fazem parte daquilo que é a grande história de Cabo Verde, que é preciso contar aos detalhes, aos pormenores”, referiu.

O ministro verificou que Boa Vista faz parte desta narrativa, pelo que garantiu que se irá fazer de tudo para que estas duas obras representem um novo recomeço neste processo de recontar a narrativa de Cabo Verde.

Inforpress

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Pode gostar também

Deixe um comentário

Follow Us