Cremilda Medina lança “Nova Aurora”, “mais um disco a pensar na essência da tradição”

O segundo álbum da cantora já está disponível nas plataformas digitais.


A cantora cabo-verdiana Cremilda Medina acaba de lançar o segundo trabalho musical. Intitulado “Nova Aurora”, o trabalho sucede ao álbum de estreia “Folclore” de 2017.

Segundo nota de imprensa da Move Agency, “neste trabalho Cremilda continua a sua viagem pelos ritmos da morna e da coladeira, mais um disco a pensar na essência da tradição, continuando a sua busca e preservação pelo antigamente, em sonoridades que lhe trazem à recordação outros tempos e gentes de outrora, contando com o convidado especial Tito Paris”.

O trabalho com 13 faixas traz alguns temas já apresentados ao público é o caso de Serenata, um tema de Kaká Barbosa, e “Nos Morna” que Cremilda canta ao lado de Tito Paris e Amá Sem Mêde de Morgadinho.

Em nota é adiantado ainda que “o primeiro passo para este novo trabalho discográfico foi dado ainda em 2018, por altura em que a morna era ainda candidata a Património Cultural Imaterial da Humanidade, quando Cremilda convidou Tito Paris para gravar “Nôs Morna” como incentivo e apoio á candidatura que mais tarde, já em Dezembro de 2019 veio a ser ratificada pela Unesco.”

“Quero frisar que não sou compositora, somente intérprete, e a minha linha de trabalho é cantar originais, mas também cantar músicas que foram compostas e criadas há muito tempo. Há músicas que já cantei que foram compostas antes de eu nascer, há mais de 30 anos”, afirmou Cremilda em entrevista ao Balai em dezembro de 2022.

Por isso, o álbum réune trabalhos de um leque de compositores cabo-verdianos e contou com a produção musical do produtor e pianista Nando Andrade e tem a participação de vários músicos.

Além de online, o álbum físico já está à venda em Portugal e segundo a página de Cremilda Medina, em breve estará disponível nas lojas do país.

De recordar que Cremilda Medina está nomeada em duas categorias dos IPMA, International Portuguese Music Awards, cuja Gala acontece a 20 de maio. A cantora passou também a estar nomeada para os CVMA 2023 com o tema Serenata na categoria de Morna do Ano, em substituição do tema “Stória di Nha Vida” do artista Natch, que estava nomeado por lapso tendo em conta o tema ter sido gravado anteriormente em 2019.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest