CVMA: Djodje, Elida Almeida, Buguin Martins, MC Tranka Fulha e Soraia Ramos entre os artistas com mais nomeações para a X edição

Com um total de mais de 50 candidatos a nomeados, alguns artistas contam com 4 nomeações cada na X edição dos Cabo Verde Music Awards. É o caso de Elida Almeida, Djodje, Buguin Martins, MC Tranka Fulha ft. Ferro Gaita e Soraia Ramos ft. Calema.

A organização dos Cabo Verde Music Awards divulgou na tarde desta terça-feira, 13, em conferência de imprensa os nomeados da X edição da gala. Este ano, o evento acontece sobe o lema “Uma década a premiar a nossa música”. Cada uma das 16 categorias, exceto a de Melhor Morna, conta com 6 nomeados, sendo que o público elege três em cada categoria para ir para à final.

Nomeados

Quanto aos nomeados, Djodje, Elida Almeida, Buguin Martins e Mc Tranka Fulha ft. Ferro Gaita estão nomeados em quatro categorias. Soraia Ramos  conta com três nomeações ao lado dos Calema, no tema “O Nosso Amor” e uma nomeação individual como Melhor Intérprete Feminina. Já Dino D’Santiago e Nelson Freitas têm duas nomeações em conjunto com o tema “My Lover”, tendo sido Nelson Freitas nomeado em mais duas categorias individuais e Dino numa.

Ga DaLomba tem 2 nomeações ao lado de Kuumba, uma nomeação com Kuumba e Grace Évora.

Boy Gé Mendes e Jorge Sena contam com 3 nomeações individuais, cada um.

Dezasseis categorias premiadas em 2021

Segundo a organização, o regulamento dos CVMA contempla 17 categorias, mas este ano vão ser premiados apenas 16.

“Este ano fica excluída a categoria Melhor em Palco, tendo em conta que em 2020 não houve palco. Desta lista apresentamos hoje apenas 15 categorias, visto que a categoria Morna vai diretamente para a premiação final, tendo em conta que só obteve 3 selecionados”, diz Dilza Soulé, da organização.

Artista Revelação, Melhor Funana, Melhor Coladeira, Melhor Música Tradicional, Melhor Hip Hop, Melhor Afrobeats/Afrohouse, Melhor Ritmo Internacional, Melhor Kizomba, Melhor Colaboração, Melhor Videoclipe, Melhor Intérprete Feminina, Melhor Intérprete Masculino, Melhor Produtor, Melhor Álbum do Ano, Música do Ano são as 15 categorias em que foram apresentados os nomeados.

A mesma fonte adianta que dessas categorias existem algumas que são dependentes de outras. É o caso de Melhor Intérprete Feminino, Melhor Intérprete Masculino, Melhor Produtor, Melhor Álbum e Música do Ano. “Para estar nomeado nessas categorias, o artista tem que estar selecionado numa outra”.

Público elege três dos 6 nomeados

A representante da organização explica ainda que este ano, ao contrário dos anos anteriores, o público terá maior participação na votação.

“Apresentamos uma lista de seis candidatos a nomeados e o público vai votar até finais de agosto”, diz e apela à participação de todos para selecionar os três nomeados de cada categoria.

É de recordar que a comissão dos jurados é composta pelos seguintes membros: DJ Vava (presidente), DJ Tubarão, DJ Pensador (África), Carlos Pedro (Europa), Valdir Alves (EUA), Lázaro Semedo, Jaqueline Silva, Nany Vaz e Detcha Soares.

As votações arrancam nesta quarta-feira, 14 e decorrem até os finais do mês de agosto.

A data e o local da X Gala dos Cabo Verde Music Awards ainda estão em segredo. “É uma informação que ainda não queremos revelar. Acreditamos que ainda durante este período de votação de nomeados vamos anunciar a data. Para já estamos a aguardar a confirmação de um parceiro primordial”, salienta Dilza Soulé.

A 10ª edição dos CVMA está orçada entre 12 a 14 milhões de escudos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Agenda