Ilha do Maio volta a ficar sem desfile e concurso de grupos organizados de Carnaval

Os grupos organizados de Carnaval na ilha do Maio vão pautar este ano, mais uma vez, pela ausência no concurso de Carnaval na Avenida Amílcar Cabral, alegando, sobretudo apoio tardio por parte da edilidade.

Em conversa com a Inforpress, o responsável do grupo Dunas de Morrinho, Daniel Rosa, fez saber que não vão poder desfilar, devido a falta de comunicação atempada por parte da câmara, por um lado, e por outro, o apoio prometido que não compensa a deslocação à cidade do Porto Inglês, que dista a 15 quilómetros do centro da ilha.

Daniel Rosa explicou que a deslocação acarreta muito custo, principalmente com transporte de andores, bem como de figurantes, e que o grupo não dispõe de um fundo que lhe permita iniciar com os trabalhos antes de receber o montante prometido, frisando, entretanto, que não vão deixar passar em branco o dia do rei Momo.

“Antes da pandemia já havia falta de motivação, pelo que este ano também não houve um trabalho antecipadamente para estarmos organizados e voltarmos a desfilar”, enfatizou, exortando a autarquia a organizar com os representantes dos grupos, de forma antecipada, com vista a fazerem as coisas em tempo, e, quiçá, realizar uma formação na confeção de andores e indumentárias.

Mesmo assim, Daniel Rosa fez saber que estão a trabalhar juntamente com a escola de Ensino Básico Obrigatório de Morrinho, no sentido de pelo menos fazerem um desfile naquela localidade, que já possui alguma tradição nesta festividade, realçando que a comunidade está disposta a dar o seu contributo, porque a escola recebeu um pequeno apoio da edilidade para fazer o desfile na própria localidade.

Situação semelhante está sendo vivenciada pelo grupo “Nos Encanto”, da vila da Calheta, que este ano também não vai participar no Carnaval, porém a escola de EOB pretende animar os moradores daquela vila.
Sabe-se também que a Escola Secundária privada Amizade está a ultimar os preparativos para animar os moradores da cidade do Porto Inglês, com um desfile à noite na Avenida Amílcar Cabral.

A Câmara Municipal do Maio lançou no dia 17 de Janeiro o edital para candidatura de financiamento por parte dos grupos oficiais, grupos de animação carnavalescos, figurinos individuais, escolas e jardins infantis até ao dia 09 de Fevereiro, mas não obteve reação por parte dos grupos oficiais.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest