
Quarta-feira, 22 de Março, 2023
“Estou a ver muito esforço e espero que o desfile tenha um brilho diferente este ano”, afirmou Abraão Vicente, ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, depois de realizar uma visita aos estaleiros dos grupos Vindos do Mar, Samba Jó, Bloco Afro Abel Djassi e Vindos d´África para saber como estão a decorrer os preparativos para a festa.
A visita começou em Achada Grande Frente, nos estaleiros do grupo Vindos do Mar, seguindo-se Samba Jó, no Palmarejo, depois Achada Santo António com o Bloco Afro Abel Djassi e foi finalizada no Bairro Craveiro Lopes, com o grupo Vindos d’África.
Abraão Vicente sublinha que a festa do Rei Momo na cidade da Praia ainda está em crescimento por isso espera que as pessoas saiam às ruas para festejar e prestigiar os grupos e edilidade e as empresas apoiem o desfile.
Depois de conversar com os responsáveis dos grupos oficiais, o ministro da Cultura reconheceu que as dificuldades ainda persistem, principalmente depois da pandemia. Por outro lado, congratulou-se com o engajamento das pessoas nos ensaios e aguarda uma festa cheia de brilho e alegria na avenida.
De recordar que os grupos de carnaval da cidade da Praia contam com o financiamento direto do MCIC, no valor de 1200 contos, repartidos entre os quatro grupos oficiais cabendo o montante de 300 mil escudos a cada um.
Este montante enquadra-se no incentivo aos desfiles de Carnaval disponibilizado pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC), no valor de 11.800 contos.
O financiamento ao Carnaval 2023 enquadra-se no programa de desenvolvimento da Cultura e das Indústrias Criativas, uma iniciativa que elege o setor das indústrias criativas como pilar importante do crescimento económico e de afirmação do país no contexto internacional.
Celine Salvador/estagiária