Portugal: Filme “Cesária Évora” de Ana Sofia Fonseca estreia-se quarta-feira em França

O filme “Cesária Évora”, dedicado à artista cabo-verdiana que se tornou num dos maiores nomes da world music, da realizadora portuguesa Ana Sofia Fonseca, vai ser exibido esta quarta-feira, nos cinemas franceses.

O documentário sobre a artista cabo-verdiana que nasceu em 27 de Agosto de 1941, em São Vicente, e faleceu a 17 de Dezembro de 2011, na mesma ilha, foi realizado entre Portugal, França e Cabo Verde, e conta com imagens de arquivo inéditas e testemunhos únicos dos familiares, amigos e músicos que trabalharam com ela.

No filme pode-se ver a vivência da Cesária Évora em São Vicente, a sua simplicidade, a forma como ajudava todos que batiam à sua parte, como se preocupava em dar uma vida melhor à sua família, mas também a sua relação com a bebida e o seu problema de depressão e bipolaridade.

Em comunicado, a Carrossel Produções considerou que a estreia do documentário em França “tem um significado especial”, por ser o país onde Cesária Évora alcançou o sucesso que fez com que chegasse aos quatro cantos do mundo.

“Cesária Évora” chega a França depois de já ter sido exibido em Portugal, Cabo Verde (São Vicente, Santiago e Santo Antão) e Países Baixos.

O filme teve estreia mundial em 2022 nos Estados Unidos, no festival South by Southwest, e desde então tem arrecadado vários galardões, como o Prémio do Público (Melhor Longa-Metragem), no IndieLisboa, e o Prémio do Público no Caminhos do Cinema Português.

A obra foi distinguida com um Prémio Sophia, pela Academia Portuguesa de Cinema, o Prémio do Público no Festival de Cinema de Valenciennes (França) e uma menção honrosa no Festival Internacional de Cinema de Cracóvia (Polónia).

O filme, produzido pela Carrossel Produções, em associação com a Até ao Fim do Mundo, tem distribuição mundial pela Cinephil/WestEnd Films.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest