Praia recebe festival “Gritu di Mudjer” com objetivo de aumentar consciencialização sobre violência contra as mulheres

O festival é um projeto da ONU Mulheres Equality que conta com duzentos eventos em vários países, sendo que Cabo Verde recebe o festival pela segunda vez.

A cidade da Praia recebe pela segunda vez o festival “Gritu di Mudjer” que será realizado hoje, 27, com o objetivo de dar voz a todas as mulheres que sofrem em silêncio e de aumentar a consciencialização sobre as diferentes formas de violências que as mesmas enfrentam. Segundo uma nota de imprensa da organização, o evento que serve também para assinalar o Dia da Mulher Cabo-verdiana terá lugar no Palmarejo (Praça Center).

Cabo Verde volta a abraçar o Grito de Mulher, um festival internacional e projeto da ONU Mulheres Equality que surgiu na República Dominicana. No arquipélago, o título do evento para este ano é “Gritu di Mujder”, conforme avança a organização, e acrescenta que este nome visa promover a língua materna.

Quanto ao lema deste ano “Minha arte é o meu grito”, a organização explica que tem como objetivo dar voz a todas as mulheres que sofrem em silêncio e de aumentar a consciencialização sobre as diferentes formas de violências que as mesmas enfrentam.

O mesmo documento adianta que o festival pretende reunir e unir todas as artes e expressões para alcançar um poderoso impacto, a partir de uma plataforma integral de ativismo. “Homens e mulheres, poetas, músicos, artistas de todo o tipo de arte são convidados a dar o seu contributo para esta causa”.

Nomes como Sandra Horta, Nené Lopes, Adimilson Mendes, Reticências, Hermen Freire, Odair Furtado, Crianças Unidas de Achada Tenda, Kátia Lopes, Jannette Sanches, Miliandra Silveira e Abadá Capoeira devem marcar presença no certame.

O evento que acontece hoje, 27, na Praça Center do Palmarejo conta com a participação de jovens poetas, músicos e ativistas sociais e culturais, que segundo a organização vão estar presentes para “gritar” pelas mulheres e meninas vítimas da violência.


Cidália Semedo/ Estagiária

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Agenda