São Vicente: Companhia 50 Pessoa leva poesia e música ao palco para invocar a Independência Nacional

A Companhia de Teatro 50 Pessoa apresenta no dia 05 de Julho, no Centro Cultural do Mindelo, a peça “Poemas de Liberdade”, em espetáculo único, que envolve a crítica social e a recriação de um acontecimento histórico.

Segundo o encenador Yannick Fortes, trata-se da 13ª produção teatral nos oitos anos de existência da Companhia 50 Pessoa, e o ponto de partida para peça são poemas de Amílcar Cabral e de Jorge Barbosa, numa recriação histórica de acontecimentos do 5 de Julho de 1975, para além de ser uma forma de celebração do 47º aniversário da Independência Nacional.

Para além de poemas, indicou a mesma fonte, será um espetáculo recheado de música, de Cabo Verde e do estrangeiro, neste segundo caso com temas de Chico Buarque (Brasil) e Zeca Afonso (Portugal), interpretados pelo ator e músico mindelense Stefi.

Conforme a mesma fonte, com base no trabalho de pesquisa que antecedeu a encenação, apercebeu-se de que há “algum desconhecimento” dos acontecimentos da Independência, sobretudo na camada jovem.

Daí, prosseguiu, a importância de se recriar tais acontecimentos, falar da identidade cabo-verdiana e levar essas questões para o palco teatral e, de certa forma, “educar o nosso público”.

Até porque esta não é a primeira vez que a Companhia 50 pessoa aborda o tema da Independência, pois em anos anteriores fez um recital de poesia e podem surgir outras produções.

“Vamos continuar a trabalhar sobre poemas, de forma divertida e dinâmica, numa experiência que comporta o risco, já que normalmente a Companhia 50 Pessoa faz comédia popular”, referiu Yannick Fortes, e que, neste momento, prosseguiu, “sai da sua zona de conforto”, ou seja, traz poemas para o palco de uma forma divertida.

“Porque não arriscar e trazer a poesia e os jovens ao de cima para despertar neles o interesse pelos poemas, trazer à tona uma visão um pouco atual de grandes obras poéticas da escrita cabo-verdiana e não só, e fazer as pessoas refletirem sobre o porquê de se trabalhar tantas obras não se trabalhar tanto a poesia”, questionou a mesma fonte.

“Poemas de Liberdade” envolve apenas três atores e é a mais recente criação teatral da Companhia 50 Pessoa, sediada em São Vicente, em estreia em espetáculo único no dia 05 de Julho, no Centro Cultural do Mindelo.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

Follow Us