Cabo Verde é um país parceiro muito importante para a China, diz embaixador

O embaixador da China em Cabo Verde, Xu Jie, realçou hoje a boa cooperação existente entre os dois países, destacando a importância desta parceria para a China.

Estas considerações foram feitas durante um briefing à imprensa, para apresentação dos resultados saídos nas últimas sessões da Assembleia Popular Nacional da China e da Conferência Consultiva do Povo Chinês, também sobre a economia da China e a cooperação com Cabo Verde.

“Nos últimos anos, sobre a orientação dos nossos líderes, temos acrescentando ainda mais esta parceria e amizade”, salientou, assegurando que a China continua disposta a trabalhar com o Governo de Cabo Verde, aderindo aos princípios de igualdade de tratamento, respeito mútuo e cooperação, no sentido de aprofundar ainda mais a “amizade tradicional”.

“Acredito que com os esforços conjuntos de ambas as partes a amizade e a cooperação entre a China e Cabo Verde transformarão numa árvore gigante e trará mais frutos”, perspetivou.

Além da confiança política mútua, o diplomata chinês assegurou que é intenção do Governo do seu país manter com o arquipélago a cooperação pragmática em todas as áreas, especialmente no comércio e na economia.

O embaixador realçou outras áreas de cooperação já existentes com o arquipélago, nomeadamente na saúde, agricultura, na cultura, no intercâmbio entre as pessoas, e a nível dos municípios cabo-verdianos com as províncias da China.

“A parte chinesa está sempre disposta a cooperar com a parte cabo-verdiana para melhor beneficiar os nossos países e os dois povos”, reafirmou, adiantando que para os próximos tempos podem vir a acelerar a cooperação nas áreas da educação, desporto, marítima, na digitalização e segurança.

Em relação a realização da 14ª Assembleia Popular Nacional e a segunda sessão do 14º Comité Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês afirmou que foram realizadas com sucesso em Pequim.

“São eventos importantes na vida política da China e tornaram-se cada vez mais uma plataforma importante para o mundo compreender a China”, explicou.

Segundo revelou, foi divulgado um boletim “deslumbrante” relativamente à contribuição da China para o crescimento económico mundial que se manteve acima dos 30 por cento (%) durante 11 anos consecutivos, e o seu estatuto no crescimento económico mundial.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest