
Segunda-feira, 5 de Junho, 2023
O Presidente das Comores, Azali Assoumani, hoje eleito em Adis Abeba como novo líder da União Africana, pediu o perdão da dívida pública do continente para fazer face aos impactos da invasão da Ucrânia e às consequências da pandemia.
“Pedimos o cancelamento total da dívida africana para fazer face à crise na Ucrânia e à recuperação da covid-19”, afirmou Azali Assoumani, reafirmando a necessidade de acelerar a zona de livre-comércio no continente.
“A crise entre a Rússia e a Ucrânia mostrou-nos que África tem de procurar a soberania e resiliência alimentar”, afirmou.
Para que haja uma zona de livre-comércio de sucesso, é necessário, considerou, resolver os problemas de autossuficiência, os problemas de segurança e o impacto das alterações climáticas.
“Sem resolver isso não é possível termos sucesso” na redução das tarifas alfandegárias internas, defendeu.
No seu discurso de tomada de posse, Azali Assoumani agradeceu ao Quénia ter recuado na sua candidatura à liderança da organização e elogiou o trabalho do antecessor, o Presidente do Senegal, Macky Sall.
O líder cessante “esteve sempre a defender os interesses de África, teve sucesso na procura de consensos na União Africana”, disse, salientando que a eleição das Comores mostra que África trata “todos os países por igual”, mesmo pequenas nações insulares como é o caso do seu país.
Lusa
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv