PR diz que é preciso condições mais favoráveis para uma maior mobilidade de pessoas e bens entre as ilhas

O Presidente da República, José Maria Neves, defendeu terça-feira, que é preciso que haja condições mais favoráveis para uma maior mobilidade de pessoas e bens entre todas as ilhas.

O chefe de Estado, que participava da sessão solene comemorativa dos 100 anos da elevação de São Filipe à categoria de cidade, advogou que “num arquipélago, a conectividade revela-se determinante como causa de constrangimento, ou um fator de competitividade”.

Assim, José Maria Neves referiu que há que ultrapassar, definitivamente, as dificuldades que ainda persistem e integrar o país, abrindo as ilhas ao todo nacional e ao mundo, sem exceção.

Além da questão da conectividade, José Maria Neves defendeu que nas relações entre os poderes central e local, é fundamental “inovar, modernizar, criar, atualizar e alterar a legislação atual de forma a responder aos desafios do presente e do futuro”, sublinhando que são reformas necessárias para impulsionar o desenvolvimento local e atingir os resultados que todos justamente ambicionam para todos os “rincões” de Cabo Verde.

“Só a revisitação dessas leis permitirá a criação de novas medidas de política para uma descentralização do poder e a transferência de recursos para as ilhas e para os municípios, reduzindo a excessiva e castradora dependência financeira em relação ao poder central”, pontuou o Presidente da República, exemplificando que se constata a existência de áreas de investimentos dentro do perímetro das autarquias locais, mas que estão com o poder central.

Para José Maria Neves é “urgente a descentralização de recursos”, observando que na presente conjuntura há que agir com “inteligência”, pelo que é fundamental acelerar o processo de descentralização dos diferentes programas de governação, com o concurso dos municípios, organizações não-governamentais (ONG) e empresas e que no quadro da parceria especial com a União Europeia, os municípios sejam ativamente integrados.

O Presidente da República além de participar da sessão solene comemorativa do centenário da cidade de São Filipe visitou na tarde de terça-feira a localidade de Chã das Caldeiras, município de Santa Catarina do Fogo e à noite participou da gala especial que contou com vários artistas de renome.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

Follow Us