Prática de exercício é melhor medicina para saúde mental e física – professor

A actividade física é essencial para combater o sedentarismo e promover a saúde da população e, na cidade da Praia, nos últimos tempos, tem sido notória essa prática, tanto na juventude como nas pessoas de idade.

Em declarações à Inforpress, no âmbito da comemoração Dia Mundial da Actividade Física, que se assinala hoje, o professor da Educação Física, João José, mais conhecido por Fidel, disse que é notório no seio da população a consciencialização para a prática desportiva para promoção da saúde individual.

“A actividade física é a melhor medicina que existe, trás muito benefício para a saúde tanto mental como física”, notou o docente, frisando que com esse hábito se sente um bem-estar “incomparável”.

No entanto, apelou à uma prática muito planificada porque, conforme observou poderá ser igualmente má para a saúde se for feita sem o devido acompanhamento dos instrumentos e mesmo de médicos.

“Há instrutores e monitores que precisam de formação para fazer o acampamento da actividade física de uma pessoa de forma a não provocar lesões e maus hábitos durante o exercício”, apelou.

Para aumentar a actividade física, o Governo tem trabalhado em conscientizar a população sobre a importância da actividade física para a saúde e oferecer opções de actividades acessíveis e atractivas para todas as faixas etárias, nomeadamente o programa “Mexi – Mexê” e o “Open Day” destinado aos alunos.

Para além disso, conforme relatou hoje à Inforpress o ministro do Desporto, Carlos Monteiro, tem-se apostado na melhoria das infra-estruturas desportivas através de parceiras com os municípios.

Com essas medidas, espera o Executivo, estimular a população a adoptar um estilo de vida mais activo e saudável, contribuindo para o bem-estar e a qualidade de vida de todos, assim como para a promoção da cultura do desenvolvimento e da paz.

Os dados do primeiro Censo do Desporto, apresentado em Março de 2023, apontam que 89,1 por cento (%) da população cabo-verdiana, com a idade de 06 a 24 anos, pratica actividade física. Mais de metade dos homens o faz (56,8%), mas nas mulheres a percentagem é bem mais baixa (43,2%).

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest