Tarrafal: Investimentos na agricultura, pesca, empreendedorismo, destino turístico de excelência são apostas do Governo

O vice-primeiro-ministro e ministro do Fomento Empresarial, avançou este domingo, 19, que para o ano 2024 o Governo pretende investir na agricultura, pesca, fomentar o empreendedorismo e transformar Tarrafal num destino turístico de “excelência”.

Olavo Correia avançou estas informações em declarações à imprensa após o ato da apresentação do Orçamento de Estado para 2024, em Tarrafal, onde este governante destacou intervenções no sector da agricultura, pesca, fomento empresarial e do empreendedorismo, mas também investimentos para melhorar o turismo no município e o estudo para a via rápida de ligação do município com a cidade da Praia.

Segundo este governante, a via rápida vai encurtar tempo, permitir uma otimização no acesso aos recursos, amplificar as oportunidades de mercado e valorizar todo o território que é a ilha de Santiago.

No sector dos investimentos para Tarrafal, defendeu que é preciso olhar para Tarrafal como um dos “melhores destinos” de Cabo Verde para se viver, destacando que há condições para ser um “destino turístico de excelência”, um lugar onde as pessoas possam viver e trabalhar.

Pois, considerou que Tarrafal “é uma referência cultural não só na área da música, do teatro, da poesia, mas também na área das indústrias criativas”, que se juntar todos esses aspetos, mais a economia digital haverá um eixo que vai garantir as condições para o desenvolvimento da agricultura, pesca, indústrias e as demais atividades económicas.

No sector da agricultura, Olavo Correia avançou que há o GICA, financiado pelo Japão e que visa o reforço da produção de água potável em Santiago, que vai também libertar água da nascente para a agricultura, onde Tarrafal vai ser contemplado.

Ainda, avançou que no Orçamento, no plano de retoma com mais de seis milhões de contos para todos os sectores de atividades económicas, Tarrafal também faz parte dos municípios que vão receber este incentivo.

Na área do turismo, informou que o Governo vai avançar com um plano de fomento das pequenas unidades turísticas e de restauração, mas que dentro deste quadro também querem investir na área do empreendedorismo, permitindo que as pessoas criem empregos e empreguem outras pessoas, para uma maior e melhor qualidade de vida.

Para a pesca, o vice primeiro-ministro anunciou a requalificação de toda a área marítima, requalificação do cais de pesca, reforçando que toda a orla marítima na parte que tem a ver com a atividade marítima e desportiva, financiado no quadro do projeto do turismo, vai sofrer transformações, com vista à criação de condições para que Tarrafal no quadro das pescas e das atividades náuticas seja um “referencial”, com financiamento do Banco Mundial e do Governo de Cabo Verde.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest