Boa Vista: PR constata necessidade de expansão do porto de Sal Rei e construção de um cais de pesca

O Presidente da República disse esta quarta-feira, 20, que vai levar ao Governo preocupações relacionadas com a necessidade de haver mais obras e investimentos para expansão do porto de Sal Rei, construção de um cais de pesca artesanal e um arrastador.

Estas foram as preocupações que José Maria Neves constatou esta quarta-feira, no segundo dia de visita a ilha da Boa Vista que se enquadra no programa “Presidência nas ilhas”.

O chefe de Estado esteve hoje de visita ao porto da cidade de Sal Rei, ao Museu de Arqueologia Aquática, ao projeto Desplastificar Bubista e aos abrigos dos contentores.

O PR esteve ainda em conversa com funcionários no porto da cidade de Sal Rei, infraestrutura que, segundo Neves, poderá contribuir, caso expandido, dinamizar a economia e, particularmente, o turismo.

“Há necessidade de mais obras no porto de Sal Rei, precisamente porque há períodos em que é mais difícil atracagem de barcos, e há carência de proteção do Porto de modo a permitir o seu funcionamento durante todo o ano”, afirmou, referindo-se às preocupações apresentadas no porto de Sal Rei.

O Presidente da República sublinhou que as referidas reivindicações ouvidas do porto de Sal Rei estão relacionadas com engenharia e capacidade de realizar mais investimentos para aquela estrutura portuária, mas José Maria Neves prometeu levar também esta preocupação ao Governo.

No período da tarde, José Maria Neves manteve conversa com os pescadores de pesca artesanal e peixeiras em que a classe expôs algumas preocupações e problemas que enfrentam na ilha, que não opinião do chefe de Estado são “enormes os desafios destes sectores”, e prometeu igualmente ser porta-voz desses profissionais junto do Governo para resolução dos problemas.

“Os pescadores colocam um conjunto de problemas, desde a necessidade da construção de um cais de pesca, e um arrastador, apoios para aquisição de botes e motores, e investimentos nos meios de busca e salvamento”, disse, sublinhando ser preciso, junto das autoridades, encontrar caminhos para resolução destes problemas.

Entretanto, José Maria Neves chamou atenção para que a classe assuma também as suas responsabilidades, justificando que cada um tem direitos e deveres, e que cada um deve ter a consciência de que o Estado não pode dar tudo, mas que terão de fazer a sua parte enquanto cidadãos, nomeadamente no pagamento de impostos, gestão dos seus negócios e outras obrigações.

O presidente da República esteve ainda na apresentação da palestra “Diversidade e importância dos tubarões para um oceano saudável”, proferida pelo doutorando Jaquelino Varela, na Escola Secundária da Boa Vista.

Sobre esta apresentação José Maria Neves sublinhou a necessidade de preservação dos tubarões, considerando que a ilha é uma espécie de viveiro de tubarões e da sua importância enquanto recurso marinho.

Ainda sobre este assunto, o mesmo destacou o facto de haver muitas pessoas com interesse em realizar investigações e em promover Boa Vista enquanto ilha que deve estar voltada para o mar e aproveitar todas as riquezas e potencialidades da ilha.

José Maria Neves apresentou a obra “No ofício do Bem Comum” e esteve em conversa aberta com a população de Sal-Rei.

Amanhã, o Chefe de Estado visitará algumas obras em curso na Boa vista, antes de se deslocar aos povoados de Estância de Baixo, Rabil e Povoação Velha, além do bairro da Boa Esperança, para se inteirar das condições de vida das famílias, e vai reunir-se com as comunidades imigradas.

No dia 22, segundo informou o Gabinete da Presidência da República, o último Dia da Presidência na Boa Vista, estará em destaque o sector do turismo, uma das alavancas de desenvolvimento da ilha e do País, com visitas ao Aeroporto Aristides Pereira, às unidades hoteleiras e empresas que abastecem os hotéis.

Durante a sua estada na Boa Vista, o Chefe de Estado também concederá audiência e visita a Rádio Comunitária Voz d`Bubista, em Sal Rei.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest