Cabo Verde e Austrália celebram 15.º aniversário do Programa de Ajuda Directa e apresentam projecto “Songbook”

O 15.º aniversário do Programa de Ajuda Directa do (PAD) Governo da Austrália foi celebrado na noite desta sexta-feira, 03, em Lisboa, num evento que serviu também para apresentação do projecto “Songbook”, do músico cabo-verdiano Humberto Ramos.

O projeto “Songbook” é apoiado pelo programa PAD e no evento organizado pelo Centro Cultural Cabo Verde (CCCV) e pelas embaixadas de Cabo Verde e da Austrália em Portugal ficou-se a conhecer mais sobre como se candidatar ao programa que beneficia Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe.

Na sua intervenção no evento, a embaixadora da Austrália em Cabo Verde, residente em Portugal, Indra McCormick, explicou que o PAD é gerido pelas missões diplomáticas do Departamento de Negócios Estrangeiros e Comércio (DFAT) daquele país e Embaixada em Lisboa apoia projetos nesses três países africanos.

Conforme a diplomata, o PAD está disponível numa base sem fins lucrativos para indivíduos, grupos comunitários, organizações não governamentais e outras entidades envolvidas em atividades de desenvolvimento em cada um dos três países.

“A próxima oportunidade para se candidatar ao PAD será no início do segundo semestre de 2024”, explicou Indra McCormick, que indicou as atividades elegíveis para o apoio, explicando que devem ter como objetivo alcançar resultados “práticos e tangíveis de impacto considerável do desenvolvimento das comunidades”.

Segundo a embaixadora, as subvenções concedidas têm o limite máximo de 15 mil euros, sendo que a maior parte do financiamento deve ser utilizado para cobrir despesas do projecto, lembrando que os beneficiários do financiamento devem contribuir com parte dos custos dos projectos.

Toda a informação está disponível no site da embaixada da Austrália (www.portugal.embassy.gov.au) e as dúvidas devem ser apresentadas através de dap.caboverde@dfat.gov.au, para as candidaturas ao PAD submetidas apenas na plataforma digital SmartyGrants.

O evento contou com um momento musical do músico Humberto Ramos.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest