CAN’2024: Seleção de andebol ganha Zâmbia e sela apuramento à próxima fase

A seleção cabo-verdiana de andebol venceu esta tarde a Zâmbia por 45-13 em partida da segunda jornada do Grupo A do CAN’2024 que decorre no Egipto e qualificou-se para a segunda fase da prova.

O combinado crioulo, que detém o estatuto de vice-campeã de África, e que vinha de uma moralizadora vitória na jornada inaugural deste Campeonato Africano das Nações, CAN’2023 frente ao Ruanda (52-27), fez valer o “status” para somar a segunda vitória consecutiva, pelo que o intervalo já levava uma margem confortável de 23-08.

Na etapa complementar, os comandados do técnico português, Jorge Rito, confirmaram o favoritismo, com o “placard” a registar o resultado final de 45-13.

Délcio Pina, com sete golos, foi eleito o Homem do Jogo.

Com duas vitórias, sobre Ruanda e Zâmbia, a equipa nacional de Cabo Verde qualifica-se automaticamente à segunda fase, da 26ª Copa Africana das Nações, CAN’2023, assim como a RD Congo, combinado que ao vencer hoje os ruandeses, conquistaram, igualmente, a segunda vitória.

O terceiro e último jogo da fase do Grupo A será frente à RD Congo, marcado para 21 de Janeiro, altura na qual a Zâmbia defronta o Ruanda.

De acordo com o regulamento da Confederação Africana de Andebol, CAH, os dois melhores de cada grupo avançam para a próxima fase.

Constituição dos Grupos
A: Cabo Verde, RD Congo, Zâmbia e Ruanda
B: Egipto (campeã de África em título), Guiné Conacri, Camarões e Congo
C: Marrocos, Argélia, Gabão e Líbia
D: Tunísia, Angola, Nigéria e Quénia.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest