Basket: IDJ disponibilizou quase três mil contos em passagens para última janela de qualificação para o Mundial

O administrador do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), Graciano Sena, esclareceu esta segunda-feira que o Governo disponibilizou quase três mil contos em passagens para que todos os basquetebolistas estivessem presentes na última janela de qualificação para o Mundial.

“Só em passagens o IDJ mobilizou 2.947 contos para que todos os atletas estivessem   presentes no evento e isto aconteceu com basquetebol, com outras modalidades e vai acontecer com as que estiverem envolvidas em grandes competições internacionais”, esclareceu Graciano Sena, que falava na cerimónia de apresentação dos resultados do Censo do Desporto.

Após a classificação da seleção de basquetebol sério masculina para o Mundial, alguns órgãos de comunicação social nacional e internacional noticiaram que Betinho Gomes e Edy Tavares pagaram dos “seus bolsos” para estarem presentes em Angola, país onde decorreu a quinta e última janela de apuramento para o Mundial.

A Televisão Espanhola (TVE) fez uma reportagem onde ressalta este facto, frisando que o jogador pagou do seu próprio bolso a sua viagem para Angola, depois de disputar, na quinta-feira, 23 de Fevereiro, uma partida para o Real Madrid.

O próprio selecionador nacional, Emanuel Trovoada, afirmou em entrevista à Rádio de Cabo Verde (RCV) que Betinho Gomes, que fez a sua estreia pela seleção sénior nesta janela de apuramento, também teve que custear a sua viagem para estar presente nesta competição.

A seleção cabo-verdiana de basquetebol qualificou-se pela primeira vez para o Mundial da modalidade, ao vencer, no domingo, 26, a sua congénere da Costa do Marfim (79-64).

Cabo Verde terminou a fase de qualificação na terceira posição do grupo E com 16 pontos, os mesmos que Angola, numa poule vencida pela Costa do Marfim com 18 pontos.

Sudão do Sul, Costa do Marfim, Egipto, Angola e Cabo Verde vão ser os representantes africanos na grande montra do basquetebol mundial.

O Mundial’2023 vai contar com a participação de 32 equipas em vez do habitual 24 e acontecerá entre 25 de Agosto e 10 de Setembro no Japão, na Indonésia e nas Filipinas.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest