Desporto em Cabo Verde está “num bom momento”, afirma ministro Carlos Monteiro

O ministro-adjunto do primeiro-ministro para a Juventude e Desporto afirmou hoje, em Assomada, que o desporto cabo-verdiano está “num bom momento” e realçou a participação de Cabo Verde em nove mundiais em diferentes modalidades só em 2023.

Carlos Monteiro fez esta constatação em declarações à imprensa, à margem das atividades desportivas realizadas na Zona Pedonal de Assomada, Santa Catarina, no âmbito do Dia do Desporto Cabo-verdiano, assinalado hoje, e das festividades do dia da santa padroeira Santa Catarina e do município, que comemora 189 anos no próximo dia 25 de Novembro.

“No Dia do Desporto Cabo-verdiano é preciso dizer que estamos num bom momento no desporto, e é preciso assumi-lo. Estamos num momento em que em 2023 Cabo Verde participou em oito ou nove campeonatos do mundo em diferentes modalidades, e isso parece ser um recorde absoluto de participações em mundiais”, reconheceu o governante.

No entanto, segundo ele, o que mais salta à vista são as modalidades coletivas, mas alertou, que é preciso que o País saiba que há uma dinâmica no desporto muito para além dos desportos tradicionais, como futebol, basquetebol e andebol.

Daí, realçou que esta dinâmica se nota em outras modalidades como judo e karaté, que tiveram uma demonstração hoje na Zona Pedonal de Assomada pelas crianças e adolescentes.

Durante a entrevista, Carlos Monteiro avançou que o Governo vai lançar o primeiro programa focado nas escolas de iniciação desportiva denominado “bolsa de iniciação desportiva”, com previsão no Orçamento do Estado para 2024, e que já está foi publicada a lista dos primeiros atletas contemplados com bolsas em Cabo Verde, no âmbito do primeiro edital de Bolsa Atleta.

Carlos Monteiro, que reconheceu o talento dos jovens cabo-verdianos em várias modalidades desportivas, destacou ainda o aumento anual das verbas para as federações, através de contratos-programa.

Este aumento, segundo o titular da pasta do Desporto, tem permitido não só a participação internacional com “mais dignidade”, mas também melhoria dos quadros competitivos internos.

Na mesma linha, a presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Jassira Monteiro, afirmou que a realização de várias atividades desportivas no Dia do Desporto Cabo-verdiano e no âmbito das festividades do dia da santa padroeira e do município, demonstra que o desporto e a juventude são prioridades da sua equipa camarária.

“Com estas atividades [desportivas] queremos demonstrar que o desporto em Santa Catarina está ativo e dinâmico, e que nós, enquanto poder local, estamos sempre na linha da frente em promover e desenvolver políticas públicas que possam dinamizar o desporto, sobretudo aqui em Santa Catarina e depois influenciar toda a região norte da ilha de Santiago”, acrescentou a autarca.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest