Esgrima: Federações de Itália e Cabo Verde intensificam cooperação com assinatura de protocolo

A Federação Cabo-verdiana de Esgrima (FCG) assinou hoje, em Roma, um protocolo de cooperação com a Federação de Esgrima de Itália, visando reforçar as relações já existentes, intensificar ações a nível de formação e intercâmbios entre as partes.

No ato da assinatura, o presidente da Federação Cabo-verdiana da modalidade, capitão Isaías Brito, foi representado por Maria Silva, vice-presidente da Federação, em cerimónia testemunhada pelo ex-presidente da FIE mestre Giorgio Scarso, atual presidente honorário da FCE e da FIE.

Ainda que ausente fisicamente, o capitão Isaías Brito endereçou a sua mensagem ao ato, considerando que o presente protocolo “mete preto no branco as relações já existentes com a Federação Internacional de Esgrima, instituição que esteve presente desde os primórdios da criação da Federação Cabo-verdiana de Esgrima (FCE).

“Iremos intensificar a formação com envio regular da parte italiana de instrutores para a formação de instrutores, mas também de árbitros, juízes, e formação no âmbito da gestão em Cabo Verde”, afirmou o capitão Isaías.

À luz do protocolo, Maria Silva adiantou à Inforpress que a cidade de Roma vai também receber em Itália, atletas e técnicos para períodos de estágios e que a FIE vai apoiar a sua congénere cabo-verdiana em campanhas de sensibilização como a da recolha de materiais.

“Teremos um novo impulso rumo à implementação definitiva da esgrima em Cabo Verde”, concluiu a vice-presidente Maria Silva, uma das grandes mentoras da prática da esgrima no arquipélago.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest