
Sábado, 3 de Junho, 2023
A FIBA destacou hoje o feito de Cabo Verde como a Nação mais pequena do Mundo a qualificar-se para o Mundial, realçando que o país bateu o recorde anteriormente estabelecido por Montenegro na Copa do Mundo de 2019.
“Ao aplicar a Costa do Marfim a sua segunda derrota nas Eliminatórias Africanas para o Campeonato do Mundo de Basquetebol da FIBA de 2023, Cabo Verde pode finalmente festejar a qualificação para o Campeonato do Mundo pela primeira vez na história do seu país”, lê-se no sitio da FIBA.
Além de fazer história nesse quesito, sublinha a instância que superintende o basquetebol mundial, Cabo Verde agora também é a menor Nação a se classificar para uma Copa do Mundo, batendo o recorde anteriormente estabelecido por Montenegro na Copa do Mundo de 2019.
“Montenegro parecia ter quebrado o recorde na China, com uma população relatada de pouco mais de 620.000 na época. O detentor do recorde anterior era o Catar, cuja população era de pouco menos de 1 milhão em 2006.
Refere a publicação que “embora possam ser a menor nação a se classificar para a Copa do Mundo, seu craque está longe de ser um jogador pequeno. Walter “Eddy” Tavares, o pivô de 2,20M (7’3″), foi indiscutivelmente o melhor jogador de Cabo Verde nas Eliminatórias com média de 15,0 pontos, 12,8 rebotes e 2,7 bloqueios por jogo antes de sua vitória decisiva na qualificação para a Copa do Mundo”.
Agora, acrescentou, eles garantiram uma vaga para jogar contra as melhores nações do mundo no basquete na próxima Copa do Mundo no final do ano.
“No entanto, Cabo Verde pode não manter este recorde por muito tempo. A Islândia (e sua população de 347.101) pode potencialmente quebrar esse recorde esta noite se vencer a Geórgia por 4 ou mais pontos”, elucidou a FIBA.
A seleção de Cabo Verde de basquetebol qualificou-se esta tarde pela primeira vez para o Mundial da modalidade, ao vencer a sua congénere da Costa do Marfim (79-64).
Cabo Verde terminou a fase de qualificação na terceira posição do grupo E com 16 pontos, os mesmos que a Angola, numa poule vencida pela Costa do Marfim com 18 pontos.
Sudão do Sul, Costa do Marfim, Egipto, Angola e Cabo Verde vão ser os representantes africanos na grande montra do basquetebol mundial.
O Mundial’2023 vai contar com a participação de 32 equipas em vez do habitual 24 e acontecerá entre 25 de Agosto e 10 de Setembro no Japão, na Indonésia e nas Filipinas.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv