
Quinta-feira, 30 de Março, 2023
O preparador físico da seleção cabo-verdiana de basquetebol, Edmilson Abreu, disse que a equipa se encontra “bem fisicamente” para atacar a qualificação em Angola para o Mundial, e que os atletas têm demonstrado “foco no trabalho”.
À Inforpress, Kuku, como é também conhecido nas lides do desporto, adiantou que os atletas foram submetidos a trabalhos específicos consoante as suas necessidades, já que o grupo é constituído por atletas residentes, com um defeso mais alargado, e atletas provenientes do estrangeiro com treinos.
Revelou que os que jogadores intensificaram os treinos na capital cabo-verdiana começaram a preparar os treinos com antecedência, de forma a acompanhar os selecionados que competem nos campeonatos estrangeiros, sobretudo Europa.
Afiançou que os atletas se encontram “sem grandes mazelas” e que em termos de lesão não tem detetados nada de maior, asseverando que os atletas, submetidos a treinos bi-diários, no Pavilhão Desportivo Vává Duarte e no ginásio, tiveram treinamentos específicos apropriados para a modalidade.
“Já sabemos os momentos para intensificarmos de treinos e tempos para a diminuição de carga horária. Temos feito trabalhos de correria e de forças, direcionadas para o basquetebol. Normalmente os atletas têm correspondido na normalidade”, sintetizou Kuku.
A seleção de Cabo Verde de basquetebol, sénior masculina, deixa o País parcialmente no dia 20 do corrente mês para se juntar a outra parte dos selecionados em Lisboa, de onde partem no dia 21 para Angola para disputar a quinta e última janela de qualificação africana para o Mundial’2023.Cabo Verde, de acordo com a calendarização, partilha o Grupo E com os combinados nacionais da Costa do Marfim, da Guiné Conacri, e de Angola.
Cabo Verde estreia-se nesta quinta janela africana de qualificação a 24 do corrente diante da Guiné Conacri, para logo no dia seguinte, 25, defrontar os anfitriões de Angola, de modo que a 26 encerre a sua campanha ante a Costa do Marfim.
As eliminatórias de qualificação africana para ao Mundial’2023 começaram a ser disputadas em novembro de 2021 e terminam em fevereiro do ano em curso, envolvendo 16 seleções nacionais que competem pelas cinco vagas, em cinco janelas do torneio ao longo de 15 meses.
Lista dos convocados:
Wil Tavares (Balkan, Bulgária), Shane da Rosa (Piratas, EUA) Ivan Almeida (Benfica, Portugal) Fidel Mendonça (Prédio, Cabo Verde), Patrick Mendes “Puto” (Almeria, Espanha), – Patrick Spencer “Giannis” (Zentro Basket Madrid, Espanha), Jeft Xavier (EUA), Joel Almeida (CAP, Camarões), Kevin Gomes Kevón (Porto, Portugal), Anderson Correia, Petro de Luanda, Angola), Kevin Koronel (Mans, França), Michel Mendes (Piratas, EUA), Victor Andrade (Pato Basket, Brasil) Amarilson Lopes (Maguei, (Socuellamos, Espanha) e – Walter Tavares “Edy” (Real Madrid, Espanha) e betinho (Benfica, Portugal).
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv